quinta-feira, 28 de março de 2013

Comando do GAAM/GMN troca experiências com a Guarda de Mossoró



Representação da GMN e Semurb ao lado da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), sob o comando do CGA Ivanaldo Rodrigues, estiveram nessa quarta-feira (27) na cidade de Mossoró, onde foram levar informações para contribuir com a criação do Pelotão de Proteção Ambiental (PAM) da Guarda Civil Municipal daquela cidade.

Os guardas municipais compartilharam a experiência exercida na GMN nos 11 anos de criação e atuação do GAAM, que trabalha apoiando ações de preservação do meio ambiente nas diversas áreas dentro do município do Natal. Foram apresentadas as orientações necessárias para a atuação do grupamento em atividades preventivas e de repressão ao crime ambiental.

O comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, presenteou a prefeita Cláudia Regina com o brasão do grupamento.
De acordo com o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, o momento serviu para ampliar a relação de amizade institucional entre as duas guardas municipais. “A troca de informações engrandece as corporações e quem mais ganha com essa iniciativa é o cidadão ao qual é destinado o nosso serviço de segurança pública, prevenindo e reprimindo qualificadamente o crime nos municípios”, disse.

Agentes do GAAM/GMN e Semurb ao lado do comandante da Guarda Civil Municipal de Mossoró, Edward Smith
A representação da GMN participou ainda de solenidade presidida pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que empossou os novos integrantes do Conselho de Defesa Civil, que é coordenado pelo comandante da guarda municipal da cidade, Edward Smith. Na oportunidade, o CGA Ivanaldo presenteou a prefeita com o brasão do Grupamento Ambiental da GMN.

Também fizeram parte da comitiva os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal (Semurb), que contribuíram com a troca de conhecimento.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 26 de março de 2013

Subcomandantes da GMN são nomeados


Subcomandante de Segurança, Carlos Cruz, e o subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo.

O Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (26) divulga os nomes dos escolhidos para exercer as chefias dos subcomandos da Guarda Municipal do Natal (GMN). Os escolhidos foram os guardas municipais Carlos Cruz (Subcomando de Segurança) e Ariberto Araújo (Subcomando de Instrução e Material).

O DOM vem confirmar a permanência dos dois subcomandantes, que já vinham realizando um trabalho competente em prol do desenvolvimento institucional da GMN. O Subcomandante Ariberto segue na gestão da capacitação permanente do efetivo e o subcomandante Cruz tratando da área operacional das ações de segurança desenvolvidas pelas GMN.

A portaria com a nomeação pode ser conferida no link: Diário Oficial.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nasgam divulga segunda parte de pesquisa



Nutricionista, GM Lúcia de Fátima
O Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) divulgou nesta segunda-feira (25) mais uma parte da Pesquisa Nasgam, que foi realizada com parte do efetivo da GMN no Curso de Aperfeiçoamento para o Porte de Arma de Fogo. Na ocasião foram avaliados os aspectos  organizacional, nutricional e psicológico dos integrantes da referida capacitação.

Nesta segunda etapa, serão divulgados os aspectos nutricionais dos entrevistados, de acordo com o que foi visto através dos questionamentos e respostas dos participantes da pesquisa.

Após serem tabulados, os dados foram analisados pela nutricionista do Nasgam, GM Lúcia de Fátima, e dentre vários aspectos foram avaliados alguns que pudessem caracterizar o agente de segurança no que se refere ao estado nutricional  de uma forma ampla e generalizada. Dentre estas análises constam o índice de massa corpórea, os hábitos alimentares, a presença ou ausência de doenças crônicas, o uso de medicamentos, entre outros.

A pesquisa pode ser conferida link: Pesquisa Nasgam.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Travestis são detidos acusados de roubo


Dupla foi presa na Av. Engenheiro Roberto Freire.

Guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) detiveram dois travestis suspeitos de roubo realizado na noite dessa terça-feira (19). A prisão foi feita na avenida Engenheiro Roberto Freire, zona Sul da capital. A dupla identificada como Roberto Barros, 21, e Dinarte da Silva, 29, foi denunciada por um taxista vítima do delito.

De acordo com o motorista roubado, os ladrões agiram de forma rápida entrando no táxi e anunciando o assalto no instante em que o veiculo foi reduzido de marcha para passar sobre uma lombada. Após o crime, os travestis fugiram e o taxista localizou uma viatura da GMN e solicitou ajuda.

Os guardas municipais saíram em perseguição da dupla apontada pelo taxista e conseguiu deter os dois suspeitos nas proximidades da ocorrência. O GM Erasmo informou que a ação de prender os acusados foi rápida e alertou para a quantidade de delitos dessa natureza naquela região. ““Esse tipo de crime está sendo muito comum naquela localidade. Estamos registrando quase que diariamente esse tipo de ocorrência”, contou.

Os suspeitos foram autuados na Delegacia de Plantão Zona Sul onde foram realizados os procedimentos de prisão em flagrante e depois conduzidos a carceragem da zona Norte.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Imagem: Portal BO.

Operação conjunta combate ocupação irregular na ZPA 08


Área invadida fica nas proximidades da ponte Newton Navaro.

A Guarda Municipal do Natal (GMN), através do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM), participou na última sexta-feira (15) de uma operação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do RN (Idema), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Companhia Independente de Proteção Ambiental da PM (Cipam) que realizaram a desocupação de um terreno invadido pertencente à Zona de Proteção Ambiental 08, situada nas proximidades da ponte Newton Navaro.

No local, constava demarcação de terrenos com cercas, além de pequenos barracos erguidos pelos invasores, que tomaram conta de uma área pública de aproximadamente 200 metros quadrados sob a responsabilidade dos poderes executivo Federal, Estadual e Municipal.

A intervenção aconteceu nas primeiras horas da manhã com uso de tratores utilizados para a derrubada das cercas e barracos. Agentes da GMN descobriram entre as colunas da ponte um local usado para consumir entorpecentes. Na ocasião, foram detidos cinco homens com pequena quantidade de maconha e crack.

O comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, informou que a missão foi completada com sucesso e todas as medidas legais e técnicas planejadas na ação foram executadas com profissionalismo. “Parabenizo todos os agentes públicos envolvidos, em especial aos 15 guardas municipais do GAAM, que representaram a nossa instituição com extrema responsabilidade”, exaltou.

Os últimos moradores foram notificados pela equipe de fiscalização para que retirem seus pertences da área em até que 10 dias. Caso a determinação não venha a ser cumprida haverá outra operação para derrubar o restante das moradias improvisadas e limpar totalmente a área.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.