quarta-feira, 29 de maio de 2013

Homem é preso quando matava cavalo a facadas no bairro do Planalto


Acusado foi preso em flagrante.

Uma guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) prendeu na tarde do último sábado (25) um homem acusado de desferir várias cutiladas de faca peixeira em um cavalo. A prisão aconteceu na Rua João Hélio no bairro do Planalto.

A viatura da GMN foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e constatou a denúncia quando localizou o cavalo ferido e agonizando deitado em uma área de terreno baldio nas proximidades da Associação dos Taxistas do bairro. Os populares apontaram o autor do delito, que ainda ameaçava as pessoas com a faca que utilizou para ferir o animal.

O animal foi encontrado com vários ferimentos de faca e não resistiu.

Os guardas municipais cercaram o acusado que tentava se evadir do local do crime e deram voz de prisão desarmando-o da arma branca que ele possuía. O suspeito foi algemado e conduzido a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi lavrado o boletim de ocorrências e tomadas às providências legais para a punição do delito cometido.

Guardas municipais apreenderam a arma utilizada para ferir o animal.
O guarda municipal comandante da guarnição, GM Alexsandro, ressaltou a importância da população denunciar todo e qualquer crime cometido contra a fauna e a flora. “O cidadão deve comunicar a prática de delitos contra animais ou a natureza seja comparecendo à delegacia mais próxima ou através do número 190 (CIOSP), para que sejam acionadas as viaturas do GAAM ou da Cipam a fim de serem tomadas as medidas cabíveis. Não pense duas vezes, denuncie”, enfatizou.

Guarnição da GMN foi composta pelos agentes Cláudia, Alexsandro, Marcos e Ana Paula.
O crime de maus tratos contra animais é tipificado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) mais precisamente no seu artigo 32 que pune o ilícito com detenção de três meses a um ano, e multa. Podendo a pena ser aumentada de um sexto a um terço, devido à morte do animal.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 28 de maio de 2013

ROMU captura foragido da justiça



O patrulhamento da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN) prendeu na madrugada do último domingo (26) o foragido da justiça Pablo Hamilton Silva de Figueiredo, 22 anos, condenado por assalto a mão armada. A prisão aconteceu em uma residência situada no bairro das Quintas, zona Oeste da cidade.

De acordo com os guardas municipais, a guarnição realizava uma diligência na tentativa de capturar um acusado de espancamento, maus tratos e cárcere privado contra a própria mãe, uma senhora de 68 anos. Populares denunciaram que o agressor se encontrava numa residência situada na Avenida Rio Potengi, nas proximidades da Favela do Japão.

A guarnição da GMN cercou a casa e quando entrou no imóvel encontrou dois homens e uma menina de 12 anos, porém o suspeito não foi encontrado. “Mesmo não localizando o acusado de maus-tratos verificamos que um dos homens que se encontrava na residência possuía algumas tatuagens que denunciavam que o mesmo já teria cumprido pena em presídio, o que foi constatado quando verificamos a Polinter que acusou um mandado de prisão em aberto em desfavor de Pablo Hamilton”, contou o GM Kleber.

No momento da abordagem, os guardas municipais questionaram a presença da menor na casa, onde se encontrava dois adultos e garrafas de bebida alcoólica. A menina contou namorar e manter relações sexuais com o rapaz detido, o que pode configurar crime de estupro de vulnerável.

Pablo Hamilton foi conduzido pela guarnição até a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi realizado os procedimentos legais, sendo o condenado recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Parnamirim para cumprimento da pena.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

GMN impede invasão a prédio da Prefeitura



Agentes femininas da GMN resistiram e impediram a invasão dos manifestantes até chegar reforço para a segurança.

O protesto dos estudantes contra o reajuste na passagem do transporte coletivo da capital se uniu ao Movimento dos Sem Terra (MST) e tentaram na manhã desta quinta-feira (23) invadir o prédio da Prefeitura do Natal. A ação foi contida pelos guardas municipais responsáveis pela segurança do local.

No primeiro momento, duas agentes femininas da Guarda Municipal do Natal (GMN) foram as responsáveis pela resistência e enfretamento com os manifestantes que tentavam força a entrada do prédio. Alguns dos integrantes do MST exibiam foices, buscando intimidar as guardas municipais Minora e Tásia, que se mantiveram firmes na missão de evitar a entrada de qualquer manifestante nas dependências da sede do poder Executivo Municipal.

Primeira viatura a chegar com guardas municipais da ROMU/GMN.
O pedido de reforço foi emitido via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e rapidamente viaturas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da GMN foram deslocadas para a área. Os guardas municipais se posicionaram na entrada principal da Prefeitura isolando a entrada, de forma que nenhum manifestante conseguiu ter acesso ao ambiente interno da Prefeitura sem a devida autorização da Chefia de Gabinete.

Guardas municipais do GAAM e ROMU isolaram entrada da Prefeitura.

Outros agentes do serviço de inteligência da GMN foram infiltrados no meio do protesto, além de ser posicionado um guarda municipal em ponto estratégico para registrar qualquer excesso realizado pelos manifestantes durante o ato.

De acordo com o Subcomandante de Segurança da GMN que coordenou a ação, Carlos Cruz, na programação do percurso da marcha dos estudantes com o MST não constava a realização de nenhum ato na sede da Prefeitura do Natal. “Eles mudaram o trajeto e tentaram surpreender com uma invasão a prefeitura, porém a GMN exerceu seu papel com eficiência”, argumentou.

Manifestantes exibiam foices.
O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, parabenizou as agentes pela coragem no cumprimento de sua missão e informou que a instituição mais uma vez se mostrou capaz de atender de forma eficiente com suas atribuições legais. “Temos o respeito do cidadão porque procuramos agir na legalidade e quem age baseado na legalidade está agindo em favor da sociedade e do cidadão”, disse.

No final da manifestação uma comissão formada por representantes dos dois movimentos foi recebida pelo secretário Chefe do Gabinete Civil Municipal, Sávio Hackradt, que recebeu das mãos dos manifestantes uma pauta de reivindicações que será analisada e respondida na próxima quarta-feira (29), quando haverá nova reunião apresentando o que pode ou não ser realizado pela Prefeitura.


Texto: Assecom GMN.
Imagens: G1 e Márlio Forte.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Representante da Secopa profere palestra para jovens do Semente Cidadã



Cirilo Fernandes falou sobre a carreira militar.

As crianças e jovens atendidos pelo Projeto Semente Cidadã da Guarda Municipal do Natal (GMN) receberam nessa terça-feira (21) a visita do representante da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), Cirilo Fernandes, que proferiu uma palestra abordando sua experiência como militar e apontando as vantagens e maneiras de seguir carreira nessa área.

O momento foi prestigiado por 52 jovens atendidos pelo Projeto que receberam informações importantes voltadas para a sua escolha profissional, além de compreender melhor temas como disciplina, hierarquia, respeito e cidadania necessários ao desenvolvimento sadio de qualquer sociedade.

Jovens se mostraram atraídos pelo tema.

O palestrante conduziu a apresentação relatando suas experiências pessoais na profissão, trazendo para o debate a vivência do que é ser um militar e enfatizou a necessidade da dedicação aos estudos como forma de crescimento intelectual e de posicionamento digno no meio social em que o cidadão se encontra inserido. “Reafirmo ainda o apoio da Secopa ao Projeto, pois são ações iguais a essas que devem ser fortalecidas e incentivadas por toda a sociedade”, assegurou.

Na oportunidade, o coordenador do Semente Cidadã, Chefe de Grupo de Ação Hertes, deu um panorama geral do Projeto, relatando que há quatro anos a GMN vem trabalhando a segurança preventiva, atendendo 150 crianças e jovens com ações esportivas, culturais e socioeducativas. “Os bons caminhos devem ser incentivados logo cedo, pois a prevenção é sempre o melhor remédio”, disse.

A apresentação contou ainda com a participação do Chefe de Grupo de Ação Alexandre Melo, e com os instrutores da GMN Hugo, Sérgio e Leduar.

Coordenador do Semente Cidadã, CGA Hertes, pontuou a importância de ações preventivas no tocante a segurança social.

Semente Cidadã

O Projeto trata-se de uma ação comunitária apoiada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tendo como agente propagador o corpo técnico da GMN lotado na Base II de Soledade. O objetivo primordial do Plano é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Atualmente, se encontram matriculadas em atividades lúdicas e psicossociais cerca de 150 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam todas as terças, quartas e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino diversas atividades.

A GMN disponibiliza para o Projeto, em regime de dedicação exclusiva, apoio efetivo de oito guardas municipais distribuídos nos setores de instrução, música, esporte, assistência social, pedagogia e administração.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.