segunda-feira, 31 de março de 2014

Aves silvestres são apreendidas em feira livre do Santa Catarina



Fiscalização de rotina realizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN) e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) resultou na apreensão de 36 aves silvestres que estavam sendo comercializadas na feira livre do bairro de Santa Catarina, zona Norte da Cidade. A ação aconteceu na manhã do último sábado (29) e contou com a participação de duas equipes do Grupamento de Ação Ambiental da GMN.

As aves foram encontradas em estado de abandono e maus tratos acondicionadas em pequenas gaiolas sem água e sem ração. Em algumas delas foi detectadas lesões em seus membros e asas com sinais de atrofiamento. Todas as gaiolas e viveiros utilizados para o confinamento dos pássaros foram apreendidos e destruídos pelos guardas municipais.

As 36 aves foram levadas para Zona de Proteção Ambiental 01 e após avaliação clínica as consideradas em bom estado de saúde foram libertadas na área de proteção ambiental do Parque da Cidade e numa reserva ambiental situada no município de Macaíba, região metropolitana de Natal. As aves debilitadas, a exemplo de um periquito Jandaia que teve as asas cortadas, ficaram em quarentena para tratamento clínico até ser avaliado apto a voltar para o seu habitat natural.

De acordo com os guardas municipais que participaram da ação, nenhum infrator foi preso durante a operação. “Os responsáveis pelo delito conseguiram se evadir do local ou mesmo se misturar no meio da multidão de frequentadores da feira livre e não foi possível deter ninguém”, relatou o GM.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) prevê detenção de seis meses a um ano e multa para quem vende ou expõe a venda, sem a devida permissão legal, aves silvestres.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Comandante visita treinamento de guardas no programa Crack é Possível Vencer



Comandante da GMN, João Gilderlan, parabenizou equipe que vem sendo capacitada para operar a unidade móvel.

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, visitou no centro administrativo na manhã da última terça-feira (25) os 38 guardas municipais que participam do estágio de qualificação para operar o sistema de videomonitoramento do micro-ônibus do programa Crack é Possível Vencer. No momento, o comandante parabenizou a equipe da GMN e exaltou a importância do programa na prevenção e combate ao uso e tráfico de entorpecentes em áreas de competência da corporação.

“Esperamos que com esse equipamento possamos ampliar ainda mais nossa contribuição para manutenção da segurança pública na capital. Nossos guardas são capacitados e com o aparelhamento certo poderemos qualificar nosso serviço e atender com eficiência as necessidades de segurança do cidadão”, garantiu.

Guardas municipais recebem treinamento teórico e prático.
Para o RN, o Governo Federal disponibilizou duas unidades de comando e controle móvel que será operada uma pela GMN, devendo ficar localizada no bairro de Felipe Camarão e adjacências, e outra pela Polícia Militar, que vai funcionar em toda a área do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte da capital.

Os dois ônibus possuem tecnologia avançada para captura e armazenamento de imagens e conta ainda com mastro telescópico, câmeras, iluminação de LED, no-breaks, e impressoras.

O Programa Crack: É Possível Vencer tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com

terça-feira, 25 de março de 2014

Relatório estatístico aponta aumento de mais de 500% nas ocorrências atendidas pela GMN

Comandante João Gilderlan ressaltou que os
investimentos realizados na GMN
contribuíram para o aumento do atendimento. 
O Núcleo de Análise Estatística do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública divulgou o relatório mensal de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal do Natal (GMN) durante o mês de janeiro. Os números mostram que quando comparado janeiro de 2014 com o mesmo período de 2013 é constatado que o serviço realizado pela GMN aumentou em mais de 500%.

Foram 298 solicitações de ajuda em situação de crise onde os guardas municipais tiveram que atuar. Nesse período somente e via Ciosp a GMN atendeu quase 10 ocorrências por dia. Também foi constatado que o maior número de intervenções aconteceu no período de 11 a 27, sendo o sábado e o domingo os dias da semana com maior número de pedidos.

De acordo com o comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, o acréscimo no atendimento às ocorrências se deu com a ampliação do número de viaturas e equipamentos, além da capacitação permanente do efetivo. “A corporação vem recebendo investimentos que estão sendo revertidos no atendimento eficiente feito por nossos guardas junto à população natalense e nossa missão é de ampliar ainda mais o serviço”, ressaltou.

O destaque das situações respondidas foi nas ocorrências de perturbação do sossego alheio, crianças e adolescentes, arrombamento, tráfico de entorpecentes, ameaça, apoio a órgãos públicos, solicitação de policiamento, infração ambiental, roubo, furto e outras situações.

Os bairros de Felipe Camarão, Potengi, Alecrim, Lagoa Azul, Quintas e Pajuçara foram os que mais solicitaram intervenção. O registro também assinalou as avenidas Princesa Isabel, Drº João Medeiros Filho como os logradouros de principal interferência dos guardas municipais.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sábado, 22 de março de 2014

Dois são detidos por tráfico de drogas em operação conjunta da GMN e Polícia Civil

Os acusados de tráfico de drogas foram conduzidos a DP Zona Sul.
A Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Polícia Civil realizaram uma operação conjunta na noite dessa quinta-feira (20) no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital, que resultou na prisão de dois suspeitos de tráfico de drogas. Os detidos foram identificados como Vitor Cândido de Moura, 18 anos, e um adolescente de 17 anos.

Material apreendido com os dois suspeitos.
Os guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU/GMN) e os policias civis apreenderam com a dupla 40 trouxas de maconha, 13 pedras de crack e R$ 134 em dinheiros fracionado. No momento da prisão o suspeito Vitor Cândido tentou se passar por menor de idade e se identificou com um nome falso, mas foi desmascarado pelos agentes, já que o detido por tráfico possuía ficha criminal sob acusação de furto.

Vitor Cândido, 18 anos, foi preso em flagrante.
De acordo com o comandante da viatura GMN, guarda municipal Sancler, as ações realizadas agregando as forças de segurança pública ampliam a capacidade de combate à violência e a criminalidade. “O importante é que as instituições de segurança estão unidas para tirar esses elementos de circulação”, disse.

Os dois suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Plantão Zona Sul, onde foram realizados os procedimentos de prisão e apreensão em flagrante delito dos acusados de tráfico de entorpecentes.


Texto: Assecom GMN.

Contata: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Núcleo de Instrução da GMN é criado


Comandante da GMN, 
João Gilderlan, instituiu o 
Núcleo de Instrução 

O Comando Geral da Guarda Municipal do Natal (GMN) instituiu nessa quinta-feira (20) através da portaria 002/2014 publicada no Diário Oficial do Município (DOM) o Núcleo de Instrução da GMN composto por 20 técnicos pertencentes aos quadros profissionais da instituição. O Núcleo fica subordinado ao Subcomando de Instrução e Material e vai ter a responsabilidade de elaborar e aplicar cursos de capacitação, qualificação e o aperfeiçoamento operacional do efetivo.

De acordo com o comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, a partir da celebração do convênio firmando com o Departamento de Polícia Federal do RN, focado na regularização do porte de arma de fogo da corporação, passou-se a ter maior necessidade de aplicação de cursos voltados ao aperfeiçoamento profissional de todo o efetivo da GMN. “Hoje o guarda municipal do Natal passa por um estágio de qualificação de 80h anualmente, inclusive com treinamento de armamento e tiro prático, o que exige da instituição um corpo técnico de instrutores habilitados para realização dessa capacitação”, disse.

Todos os integrantes do Núcleo de Instrutores da GMN passaram por uma análise curricular de suas respectivas formações e de suas experiências profissionais, e só após foram enquadrados nas disciplinas correspondentes as suas áreas de conhecimento e graduação.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Prefeito assina termo de acordo e cooperação do projeto “Cidade Livre de Pirataria”

 Guarda Municipal deve atuar após realização do planos de ações por parte do Ministério da Justiça

Prefeito Carlos Eduardo assinou o acordo de cooperação hoje (21)
Com o objetivo de combater a ação da pirataria na cidade de Natal, o Prefeito Carlos Eduardo assinou nesta quinta-feira (21), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o termo de acordo e cooperação do projeto “Cidade Livre de Pirataria” do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual do Ministério da Justiça (CNCP/MJ). Participaram da assinatura do convênio o Secretário Executivo do Conselho Nacional do Combate à Pirataria, Rodolfo Tamanaha, o delegado sindical do Sindireceita-RN, Marcos Alexandre Craveiro, e o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Osair Vasconcelos. 

O projeto tem o objetivo de municipalizar o combate à pirataria e ajudar a desenvolver ações para coibir esse tipo de prática que vem causando grandes prejuízos ao comércio brasileiro. O projeto já foi assinado por nove cidades-sedes da Copa do Mundo, fazendo de Natal a 10°. O prefeito Carlos Eduardo ressalta a importância do convênio. “Nós queremos com essa assinatura reafirmar o nosso compromisso em combater esse tipo de ação, evitando que quem paga seus impostos e trabalha muito seja prejudicado. Essa é uma iniciativa muito importante e nós vamos cumprir nossa parte, fazendo mais que assinar esse convênio, nós vamos combater”. 

A primeira Etapa do projeto, segundo, Rodolfo Tamanaha, será a capacitação dos fiscais. “Após a assinatura, nossa primeira ação será a capacitação dos agentes públicos, onde teremos profissionais que irão realizar palestras e atividades para auxiliar nas ações de fiscalização”.

O projeto será executado a partir da Semdes (Secretária de Segurança Pública e Defesa Social) e segundo o secretário Osair Vasconcelos, terá apoio total da pasta e junto com o CNCP/MJ Conselho tentarão resolver o problema da pirataria em Natal. O secretário acrescentou que só após a visita dos técnicos do Ministério da Justiça será sistematizado o plano de ações para dar início total ao projeto.


Fonte: Secom PMN. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Nota de Pesar

Do Comando Geral da Guarda Municipal do Natal
Pelo falecimento da Srª Olímpia dos Santos de Sousa



O Comando Geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), representando o sentimento de todos os seus integrantes, recebe com pesar a notícia do falecimento da senhora Olímpia dos Santos de Sousa, mãe do Guarda Municipal J. Santos, lotado na equipe do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

À família enlutada apresentamos sentidas condolências pela perda do ente querido e que Deus possa lhes confortar neste momento de dor.


Informes:

Velório: Acontece neste momento na cidade de Areia Branca/RN;
Sepultamento: Nesta Quinta-feira no cemitério local.





João Gilderlan Alves de Sousa
Comandante Geral da Guarda Municipal do Natal
Natal-RN, 19 de março de 2014

quinta-feira, 13 de março de 2014

Guardas vão passar por capacitação para operar ônibus de vídeo monitoramento


Equipamento foi conseguido através do programa Crack é Possível Vencer.

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) convocou nesta quinta-feira (13) 38 guardas municipais que vão participar do estágio de capacitação para operar o sistema de vídeo monitoramento do micro ônibus da corporação conseguido através do programa Crack é Possível Vencer do Governo Federal. As instruções vão acontecer no auditório da governadoria, a partir das 8h, nos dias 25 e 26 de março.

O micro ônibus de vídeo monitoramento é equipado com telas de visualização e câmaras composta de um sistema moderno de captação e arquivamento de imagens que serão utilizadas para combater o tráfico e uso de entorpecentes em áreas de responsabilidade da GMN, como praças e escolas públicas do município.

A capacitação vai ser fornecida pela empresa COMIL, especializada nesta área tecnológica. A relação dos guardas municipais convocados e procedimentos durante a capacitação podem ser conseguidos clicando no link a seguir: COMUNICADO. Mais informações também podem ser acessadas no setor de Instrução da GMN.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.