quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Proteção Escolar da Guarda Municipal faz um ano levando segurança para as escolas públicas de Natal

Trabalho da GMN é elogiado pela comunidade escolar
A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) completa nesta quarta-feira (04) o primeiro ano de atuação, levando ações de segurança preventiva para 145 escolas e centros de educação infantil espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, em apenas um ano o grupamento passou a ser imprescindível nas escolas devido ao trabalho de policiamento comunitário que une a Guarda Municipal, gestão escolar, servidores e estudantes, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “Hoje o Rope é aplaudido por toda a comunidade escolar, principalmente pelas famílias que têm filhos matriculados nas escolas municipais da capital”, assegurou.
Coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, é entrevistado pelo radialista Jailton Santos na Rádio Nordeste
Ainda nessa terça-feira (03), o coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, concedeu entrevista à Rádio Nordeste no programa Amanhecendo com Fé, do radialista Jailton Santos, e explicou para a comunidade local o trabalho desenvolvido durante o primeiro ano de existência do grupamento. “Implementamos um modelo de policiamento comunitário que vem dando certo e inibindo diversos delitos dentro e fora das escolas, como também criando uma rede onde os envolvidos estão motivados para garantir a segurança de todos”, explicou.

Opiniões de gestores e familiares de alunos confirmam a eficiência do Rope, que ampliou o serviço atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implementadas medidas segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

Policiamento de aproximação é realizado nas escolas
A Ronda Escolar contar diariamente com uma estrutura composta por quatro viaturas, duas motocicletas e 20 guardas municipais, que recebem as diárias operacionais para executarem o patrulhamento em seus dias de folga. Todas as escolas municipais são patrulhadas e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com o pessoal de serviço, que pode ser acionado a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.

O comandante da GMN, Michel Dantas, lembrou que o patrulhamento do Rope beneficia também as pessoas que residem próximo às escolas. “Toda a área das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esporte com o intuito de prevenir atos criminosos e violência”, informou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: