quinta-feira, 28 de abril de 2016

Agentes mirins de Natal conhecem as 10 zonas de proteção ambiental da cidade

Circuito ambiental possibilita unir as aulas teóricas com a prática
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) promoveu nessa quarta-feira (27) um circuito ambiental direcionado a aula passeio onde as crianças atendidas pelas ações de cidadania do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) puderam conhecer as 10 zonas de proteção ambiental situadas em área pertencente a capital. Os 52 agentes mirins participantes do passeio tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com as informações ministradas pela equipe de guardas municipais responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Na ocasião, as crianças foram informadas sobre os elementos da fauna e da flora vigente na capital, sendo alertados para alguns mamíferos e aves que estão passíveis de extinção e que necessitam de uma proteção maior por parte da sociedade. Puderam compreender melhor a importância das zonas de proteção ambiental para a qualidade de vida da população, principalmente no tocante a boa condição da água, que se trata de um tema de grande relevância no mundo moderno.

As ZPAs de Natal foram visitadas pelas crianças
Segundo o guarda municipal e coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, as atividades teóricas realizadas com os agentes mirins em sala de aula são fortalecidas com as informações práticas feitas por meio do circuito ambiental. “Essa integração sala de aula e passeio pedagógico ajuda na formação ambiental das crianças matriculadas no Amana, com isso ajudamos a formar cidadãos conscientes, não só dos seus direitos, mas também de seus deveres junto à sociedade”, comentou.
52 agentes mirins participaram da aula passeio
Um ponto levantado pelo comandante da GMN, Michel Dantas, é que o objetivo maior da prefeitura, da Semdes e da Guarda Municipal com os projetos sociais é propor medidas de segurança preventiva dando condições para que crianças carentes se afastem da violência e da criminalidade, propondo a elas focos sadios para suas vidas. “A GMN é uma Guarda cidadã que tem uma atuação importante tanto no trabalho preventivo de segurança como também em ações repressivas, nas quais nos cabe a atuação”, afirmou o comandante.

Durante o circuito ambiental as crianças tiveram ainda a oportunidade de conhecer pontos turísticos, históricos e culturais de Natal, a exemplo do Fortaleza dos Reis Magos e o Farol de Mãe Luiza.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: