sábado, 4 de junho de 2016

Guarda Municipal do Natal completa 25 anos

Guarda Municipal do Natal foi criada em 04 de junho de 1991
A Guarda Municipal do Natal (GMN) completa neste sábado (04) 25 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital do RN. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000, a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública e preservação do patrimônio público, histórico e ambiental.

Com a demanda ampliada pela lei federal 13.022/2014, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva efetivando quatro grupamentos com funções específicas no tratamento com as ocorrências diárias.

Primeiro o Grupamento de Ação Patrimonial (GAPA), que atua em pontos fixos e é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais. A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos.

O efetivo atual da corporação é de aproximadamente 470 homens e mulheres
A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) compõe uma unidade de apoio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais. Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas, a ROMU também atua no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos cidadãos natalenses.

A GMN nos últimos anos ampliou sua atuação com assento permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras. Instalou em suas viaturas um sistema de comunicação de rádio digital e ampliou o número de viaturas e armamentos menos que letal. Adquiriu pistolas calibre 380 e espingardas calibre 12.

Com a constante realização de treinamento de capacitação e convênio firmado junto ao Departamento de Polícia Federal do RN, a instituição já habilitou o seu efetivo com porte de arma de fogo, podendo o guarda municipal de Natal porta seu armamento dentro e fora do serviço. A corporação realiza anualmente treinamento de aperfeiçoamento profissional de todos os seus agentes.

Nesses últimos anos a GMN avançou com aquisição de novas viaturas e armamento bélico
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Daniel Bandeira, falou da importância da instituição dentro do município de Natal e parabenizou a corporação e seus integrantes enaltecendo o compromisso da instituição com a segurança do cidadão. “É uma data importante, pois a Guarda Municipal tem um papel social de cidadania, principalmente nas ações de prevenção à violência e no apoio sistemático ao cumprimento das atividades legais desenvolvidas pelas secretarias do município. Parabéns a GMN e a todos os guardas municipais que no dia a dia demonstram força e empenho nas suas missões”, felicitou.

Já o comandante da GMN, Michel Dantas, pontuou os avanços da corporação como a compra de material bélico, a implantação de uma academia de defesa social, a construção de uma nova armaria, e a evolução do diálogo com a administração municipal na busca de um entendimento para a criação de plano de cargos específico para a instituição. “Hoje é um dia para comemorar, mostrar o que já avançamos e renovar as esperanças em dias melhores que estão sendo construídos diariamente com o nosso trabalho. A nossa GMN e todo o seu efetivo de pessoal estão de parabéns”, concluiu o comandante.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com


Um comentário: