domingo, 30 de outubro de 2016

GMN, Semurb, Cipam e STTU fecham bar e apreendem 12 paredões de som em Ponta Negra

Operação resultou na apreensão de 12 paredões de som
A Guarda Municipal de Natal (GMN), a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Mobilidade Urbana (STTU) realizaram na noite do sábado (29) uma operação de fiscalização e de combate à perturbação do sossego, na Praça Ecológica, conhecida como Praça dos Gringos, no bairro de Ponta Negra. A ação resultou na interdição de um bar e na apreensão de 12 equipamentos de som automotivo, denominado paredões.

Proprietários de paredões de som foram autuados
A operação conjunta dos agentes públicos evitou a realizam de um evento que seria realizado na rua, contrariando a negativa legal do órgão competente do município, no caso a Semurb. A intervenção se deu junto às pessoas que desobedeceram à lei e acionaram paredões de som.

Os 12 equipamentos de som foram apreendidos pelos agentes do Grupamento de Ação Ambiental da GMN e pelos policiais da Cipam e os proprietários foram multados por desobediência a lei municipal (6.246/11), que proíbe o uso de paredões de som nas ruas da cidade, e por poluição sonora veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Guardas municipais atuaram em conjunto com ficais ambientais e policiais militares
A coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, informou que um bar também foi interditado pela equipe de fiscalização da Semurb. “O estabelecimento não possuía licença de funcionamento e estava transgredindo a lei, utilizando som com volume acima do permitido”, explicou.

Alguns vendedores ambulantes que estavam no setor fiscalizado foram aconselhados pelos agentes públicos a deixarem a área e o material apreendido durante a ação foi levado pelos fiscais ambientais para o setor competente da Semurb e somente serão liberados após a devida regularização das pendências existentes.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Operação de reintegração de posse reúne GMN, PM, PC e Corpo de Bombeiros

Missão reuniu agentes de várias instituições de segurança pública

O bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, foi na quinta-feira e sexta-feira alvo de uma operação conjunta que reuniu homens da Guarda Municipal do Natal (GMN), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e oficiais de justiça. A ação foi motivada por ordem judicial determinando a reintegração de posse de uma área pertencente à zona de proteção ambiental do município.
Guardas municipais isolaram a área juntamente com a Polícia Militar

O subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, comandou as guarnições da corporação que contou com a participação de 15 guardas municipais atuando no isolamento do perímetro, contribuindo com as negociações e realizando ações efetivas de polícia.

Criança foi retirada pela GMN de áreas de risco

Homem foi detido acusado de provocar incêndio
A reintegração de posse aconteceu sem enfrentamento e dentro da anormalidade, porém resultou na prisão de um homem identificado como Luiz Felipe Oliveira da Silva acusado de ser o autor de um incêndio que atingiu uns barracos erguidos nas proximidades do Farol de Mãe Luiza. As guarnições ainda resgataram uma criança em situação de risco que e encontrava no alto do morro. Os guardas municipais e policiais também recuperaram dois chassis de motocicletas que provavelmente foram roubadas.



“A missão foi realizada com sucesso e todas as forças envolvidas trabalharam integradas mostrando que segurança pública deve ser feita em conjunto, pois dessa forma quem ganhas é a sociedade”, ressaltou o subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Operação Patrulhamento Intensivo reforça segurança das escolas durante feriadão

São 145 unidades escolares que estão sendo patrulhadas 24h
A Guarda Municipal do Natal iniciou desde as primeiras horas da manhã de hoje (28) a Operação Patrulhamento Intensivo com foco na segurança preventiva das 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro regiões administrativas da capital. O reforço no patrulhamento vai permanecer ativo durante todo o feriadão e tem o objetivo de inibir e combater arrombamentos, furtos e vandalismo nas unidades de ensino pertencentes ao município de Natal.

O trabalho está sendo realizado por guardas municipais que estão de folga do serviço ordinário e recebem diária operacional para reforçar as atividades de patrulhamento na cidade. As viaturas estão distribuídas por zonas de forma a manter 24h guarnições atentas circulando nas proximidades das escolas e CMEIs. As unidades de ensino situadas em locais com maior vulnerabilidade estão recebendo mais atenção por parte das equipes de segurança da GMN.

O comandante da GMN, Michel Dantas, explicou que a medida é necessária já que as escolas estarão fechadas por três dias consecutivos, o que pode resultar em alguma tentativa de arrombamento e furto de material ou equipamentos das unidades pedagógicas municipais. “A operação tem a missão de preservar o bem público evitando qualquer tipo de dano ao patrimônio do município”, ressaltou.

A expectativa do Comando da GMN é de que ao final da operação não seja registrada nenhuma ocorrência que comprometa o patrimônio das escolas da capital. "Nosso desejo é de ocorrência zero, para isso estamos com guardas municipais treinados e capazes de cumprir sua missão com êxito”, concluiu o comandante Michel.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prefeito vai entregar viaturas e equipamentos que serão utilizados pela Ronda da Saúde

A RondaS vai contar com 31 guardas municipais e 10 veículos
Novas viaturas, motocicletas e equipamentos que vão ser utilizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) no programa de segurança preventiva denominado Ronda da Saúde (RondaS) vão ser entregues pelo prefeito Carlos Eduardo em solenidade que vai ocorrer nesta quinta-feira (27), às 16h30, na Maternidade Leide Morais, situada na zona Norte da capital. No total, serão entregues 11 novos veículos, sendo cinco viaturas de patrulhamento e seis motocicletas, além de rádios comunicadores fixos em viaturas e móveis (HTs).

O Rondas tem a finalidade de realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cincos distritos sanitários de Natal. Será utilizado um efetivo diário de 31 guardas municipais que vão ter a responsabilidade de dar segurança aos servidores e pacientes que necessitam dos serviços de saúde oferecidos pela prefeitura. A ação foi implantada por meio de convênio firmado entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

O planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação especifica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um. O trabalho vai utilizar ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

Os guardas municipais vão patrulhar utilizando ainda um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. As viaturas também são equipadas com sistema de GPS, responsável por fornecer em tempo real a localização das guarnições da GMN.

A solenidade de entrega das viaturas do RondaS vai contar ainda com as presenças do secretário da Semdes, Daniel Bandeira, do titular da SMS, Luiz Roberto Fonseca, do comandante da GMN, Michel Dantas, e de outras autoridades.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

GMN reforça responsabilidade social apoiando movimento Outubro Rosa

GMN se uniu a outras instituições apoaiando o movimento Outubro Rosa
A Guarda Municipal do Natal (GMN) vem apoiando a divulgação das ações relacionadas ao movimento Outubro Rosa, que tem a finalidade de alertar as mulheres sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama. A instituição trabalha desenvolvendo sua responsabilidade social como aconteceu neste domingo (24), quando guardas municipais femininas representaram a corporação durante o desfile de moda denominado “Um toque pela autoestima”, realizado no Praia Shopping e protagonizado por ex-pacientes acometidas pelo câncer de mama.

Evento contou com representação da GMN
O evento promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) contou com o apoio da GMN, OAB, 7ª Brigada de Infantaria do Exército, Intertv Cabugi, Praia Shopping, Senac, Grupo Despertar, Liga Contra o Câncer, Grupo Reviver, Ster Bom e outros. O momento contou com a abertura da orquestra de cordas e xilofone do projeto Sesc Cidadão Natal e, após o desfile, foi realizado um bate-papo sobre câncer de mama com a mastologista Nadir Margote, a sexóloga Keila Oliveira e a médica Camila Carvalho. Além disso, a jornalista e ex-paciente, Marleide Brito, deu dicas de moda.

GMN apoiou caminhada do Outubro Rosa no bairro de Nossa Senhora da Apresentação
Ainda no início deste mês, a GMN participou da Caminhada de Abertura do Outubro Rosa junto à comunidade do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal. Na ocasião, dezenas de mulheres vestindo camisa e laços na cor rosa caminharam pelas ruas do bairro com carros de som chamando a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama. A GMN forneceu segurança durante todo o trajeto e as guarnições usaram o boné rosa distribuído pela organização do evento no intuito de ressaltar o momento de prevenção.


O comandante da GMN, Michel Dantas, explicou que a corporação trabalha próxima das comunidades e tem como missão o zelo pelo cidadão e pela cidadania. “Somos uma Guarda cidadã e a contribuição em causas como a do Outubro Rosa faz parte da responsabilidade social da corporação”, concluiu.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

GMN e Semurb resgatam 16 aves mantidas em cativeiro no bairro da Redinha

Pássaros estavam em duas casas situadas no bairro da Redinha, em Natal
Ação conjunta da Guarda Municipal do Natal (GMN) juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resgatou na última terça-feira (20), 16 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiros em duas residências, situadas no bairro da Redinha, na zona Norte da capital.

Na ocasião, os guardas municipais e os fiscais ambientais encontraram pássaros das espécies Galo de Campina, Golinha, Patativa, Pêgas e outras. A lei de crimes ambientais tipifica que o tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime, podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por cada ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5mil.

Aves apreendidas vão passar por avaliação e serem devolvidas a natureza
Os responsáveis pela posse ilegal dos pássaros foram identificados pelas guarnições e eles optaram por fazer a entrega voluntária de todas as aves mantidas presas no local. Os guardas municipais explicaram as determinações e punições regidas pela lei de crimes ambientais para o caso específico.

As aves foram apreendidas e levadas ao setor competente da Semurb onde passarão por avaliação médica-veterinária e em seguida devolvidas ao seu habitat natural. As equipes atenderam a denúncia realizada via telefone 162, da Ouvidoria do Município.  


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dupla acusada de assaltos na zona Norte de Natal é presa por guardas municipais

Prisão foi realizada logo após assalto
Uma dupla que estava praticando roubos numa motocicleta na zona Norte da capital foi capturada na noite dessa segunda-feira (17), por agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN). Um deles identificado como Edivan Ferreira dos Santos já possuía mandado de prisão preventiva expedido pela justiça e o outro, menor de idade, também constava passagem pela polícia.

Os suspeitos tinham acabado de assaltar uma jovem que se encontrava numa parada de ônibus situada na Avenida das Fronteiras, na zona Norte de Natal, quando passou a serem perseguidos pelos guardas municipais da Romu/GMN. A motocicleta utilizada na fuga foi trancada pela viatura da GMN e os dois acusados foram presos. Um deles chegou a se ferir levemente ao perder o controle da motocicleta e cair.

Homem foi detido na Av. das Fronteiras, na zona Norte de Natal
Os guardas municipais informaram que os suspeitos adulteram a placa da motocicleta utilizando fita na cor preta para informar letras e números diferentes dos cadastrados no veículo. “Na verdade a placa da moto é MYC 5733 e eles adulteram para MYC 5788 na tentativa de enganar as autoridades”, contou um dos guardas responsáveis pela prisão.

Os dois suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi registrada a prisão e a captura do foragido da justiça Edivan Ferreira dos Santos e o auto de apreensão do menor de idade. A motocicleta utilizada no roubo também foi apreendida e entregue aos cuidados da justiça.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Guardas municipais de Natal são capacitados pelo Exército em Estágio de Armamento Leve

Capacitação tem duração de uma semana com instruções teóricas e práticas
A Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou nesta segunda-feira (17) a formação de 10 agentes que serão capacitados pelo Exército Brasileiro para atuar como armeiro. A qualificação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Comando da GMN, que articulou a realização do Estágio de Armamento Leve junto ao 17º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) do Exército.

No total, 10 guardas municipais estão participando da capacitação
O curso terá a duração de uma semana constando manuseio e conhecimento de armamento, desde revólver calibre 38 até o Fuzil Automático Leve (FAL), com ênfase na pistola calibre 380 e na espingarda calibre 12, que são armas de fogo utilizadas pela GMN. As instruções são de caráter teórico e prático com informações sobre desmontagem, montagem, manutenção, limpeza, cuidados e manuseio com armamento de diversos calibres.

De acordo com o comandante da GMN, Michel Dantas, a formação e aperfeiçoamento de 10 guardas municipais na função de armeiro amplia o quadro técnico dessa função na corporação e reforça a certeza de manter o material bélico institucional sempre apto ao devido funcionamento. “É uma qualificação muito importante para a Guarda Municipal, principalmente porque é ministrada pelo Exército Brasileiro, que é uma instituição séria, respeitada e competente”, ressaltou.

Curso vai formar armeiros
O coordenador e instrutor do curso, capitão Igor Mendes, informou que a qualificação foi aberta exclusivamente para a Guarda Municipal do Natal. Ele ressaltou que o Estágio de Armamento Leve trará enormes benefícios para a corporação. “Após a conclusão do curso, os guardas municipais estarão preparados para a manutenção e o correto manuseio dos armamentos que a corporação possui”, disse.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Veículo roubado é recuperado pela GMN

Veículo recuperado foi devolvido ao proprietário
Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) recuperaram na manhã do sábado (08), um veículo modelo Strada Working que foi tomado de assalto na Rua Jussara, no bairro de Soledade, zona Norte da capital.

Os guardas municipais patrulhavam as ruas quando se depararam com o automóvel abandonado no cruzamento das ruas Dionísio Lopes com Pedra Branca no bairro do Vale Dourado, zona Norte.

A vítima informou que dois homens armados abordaram o veículo e anunciaram o assalto. Os guardas municipais devolveram o automóvel roubado ao proprietário, que parabenizou o trabalho rápido e eficiente dos agentes.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Operação da GMN, Semurb e Cipam inibe uso de paredões de som em Ponta Negra

Cinco paredões de som foram apreendidos durante a operação

Denúncias de populares motivou na noite da sexta-feira (07) uma operação de combate à utilização de paredões de som no bairro de Ponta Negra. A ação ocorreu nas imediações do Estádio Frasqueirão durante e após o jogo envolvendo as equipes do ABC e do Botafogo-SP pelo Campeonato Brasileiro da Série C. A operação uniu agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN), da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar (Cipam).

As informações repassadas para as equipes de fiscalização eram que pessoas estavam utilizando paredões de som e até mesmo trio elétrico nas imediações do Estádio. O fato foi comprovado com a chegada das guarnições da GMN, Semurb e Cipam, que no primeiro momento solicitaram o desligamento dos equipamentos automotivos de som. “Aqueles que insistiram na desobediência foi preciso realizar o procedimento de apreensão dos paredões e multa como determina a lei”, contou a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria.

No total, cinco paredões de som foram apreendidos obedecendo a Lei Municipal 6.246/2011 que proíbe o acionamento de som veicular nas vias públicas e locais privados de acesso ao público, como postos de combustíveis e estacionamentos localizados dentro da circunscrição municipal, reservando a penalidade de apreensão do equipamento e aplicação de multa pecuniária em caso de constatação da infração.

De acordo com a coordenadora do GAAM/GMN, Francineide Maria, a operação conjunta foi muito elogiada pelos moradores da localidade. “Enquanto estávamos no local, fomos abordados por moradores agradecendo e solicitando que sempre nos dias de jogos estivéssemos presentes, pois quando finaliza a partida de futebol são acionados paredões de som com muita bebida e até mesmo consumo de drogas, além de gerar focos de brigas de torcidas”, comentou.

Outro ponto importante é que na autuação dos veículos e condutores o registro do automóvel fica destacado com impedimento ambiental, bloqueando a renovação do licenciamento anual até que o débito seja quitado pelo infrator.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Segurança do jogo Brasil e Bolívia contou com apoio da Guarda Municipal do Natal

Um efetivo de 23 guardas municipais e seis viaturas foram disponibilidos para a segurança
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou durante a tarde e a noite dessa quarta-feira (06) na segurança da partida de futebol pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, envolvendo as seleções do Brasil e da Bolívia. O jogo realizado no estádio Arena das Dunas reuniu cerca de 32 mil torcedores. O serviço de segurança pública foi efetivado em conjunto com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

O trabalho dos guardas municipais foi relacionado ao patrulhamento fora do estádio no intuito de orientar torcedores e inibir possíveis delitos, principalmente os relacionados a furtos e roubos. Os agentes da GMN também apoiaram o serviço de fiscalização dirigido pelos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Nesse sentido foi dado foco na organização do comércio ambulante que se formou nos arredores do estádio Arena das Dunas.

Guardas municipais atuaram antes, durante e após a realização da partida de futebol
De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, a ação de segurança para o jogo envolvendo as duas seleções foi planejada de maneira integrada e resultou no bom andamento do evento. “Trabalhamos integrados com os demais órgãos de segurança pública e secretarias que têm envolvimento no setor e isso possibilitou um jogo tranquilo e sem ocorrências graves”, comentou.

Para patrulhar o evento o Comando da GMN deslocou seis viaturas e um efetivo de 23 guardas municipais que se mantiveram nos arredores do estádio, nas passarelas e paradas de ônibus antes, durante e após a realização da partida de futebol, até a dispersão completa dos torcedores.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

terça-feira, 4 de outubro de 2016

RondaS vai levar segurança para as unidades de saúde de Natal

Secretários da Semdes, Daniel Bandeira, da Saúde, Luiz Roberto, e o comandante da GMN, Michel Dantas, apresentaram as novas viaturas do RondaS
As unidades municipais de saúde da capital passam a receber a partir da próxima segunda-feira (10), o serviço de segurança ostensiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) através do programa Ronda da Saúde (RondaS). A ação implantada pela Prefeitura por meio de convênio entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) dispõe de cinco viaturas, seis motocicletas e 31 guardas municipais armados, que serão responsáveis por realizar o patrulhamento preventivo das 82 unidades médicas localizadas nos cinco distritos sanitários da cidade.

Segundo o secretário da Semdes, Daniel Bandeira, o planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação especifica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um. “Com essa medida pretendemos levar segurança e tranquilidade para usuários, servidores e cidadãos que circulam dentro das unidades de saúde e nas áreas adjacentes”, informou.

Cinco viaturas e seis motocicletas vão ser utilizadas no patrulhamento preventivo
O trabalho vai utilizar de ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. Nesse caso, o comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou a importância da medida no sentido de aplicar ações direcionadas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor. “Nossa missão é inibir totalmente ações delituosas nas unidades de saúde e os registros que vão ser catalogados vai dar maior eficiência as rondas de patrulhamento preventivo realizado pelos guardas municipais”, assegurou.

Os guardas municipais vão patrulhar utilizando ainda um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos, um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias militar e civil, como também outras forças de segurança e defesa social. As viaturas também são equipadas com sistema de GPS, responsável por fornecer em tempo real a localização das guarnições da GMN. “Dessa forma vamos ter as condições necessárias para agir de maneira preventiva inibindo atos criminosos nas unidades de saúde de Natal”, concluiu o comandante Michel Dantas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Guardas municipais vão ser aperfeiçoados em Curso de Qualificação em Segurança Pública

Capacitação é direcionada a manutenção do porte de arma de fogo dos guardas
A capacitação de mais 40 guardas municipais no Curso de Qualificação Anual da Guarda Municipal do Natal (GMN) está preparada para iniciar na próxima terça-feira (11). As instruções promovidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e pelo Comando da GMN têm o objetivo de manter o porte de arma de fogo da instituição e a capacitação técnicas dos agentes de acordo com o serviço de segurança pública exercido pelo efetivo.

O comandante da GMN, Michel Dantas, explicou que a maior parte da capacitação é direcionada ao manuseio e utilização da arma de fogo de maneira segura e eficiente. O comandante ressaltou que todo o efetivo passa regulamente pelo curso de aperfeiçoamento, além de ser submetido a cada dois anos a exame psicológico no sentido de avaliar as condições de portar e utilizar o armamento letal. “Temos essa preocupação de que o guarda municipal esteja sempre preparado para agir dentro dos padrões de segurança exigidos pela profissão de risco a qual ele exerce”, comentou.

O curso tem carga horária total de 84h e conta de uma grade curricular com as disciplinas de Técnicas e Procedimentos Operacionais da GMN; Noções de Defesa Pessoal; Manejo, Maneabilidade e Manutenção de Arma de Fogo; Oficina de Instrução Preparatória para Tiro Policial; Condutas e Procedimentos em Estandes de Tiro; Prova Teórica de Arma de Fogo; Prática de Tiro Policial; Atividades da GMN de Caráter Preventivo na Comunidade Escolar e Entorno; e Noções de Direito.

De acordo com o Subcomandante de Instrução e Material da GMN, Franklin Roosevelt, neste ciclo de capacitação foi inserida a disciplina de Comunicação Via Rádio. “É importante lembrar e aperfeiçoar os procedimentos de comunicação, pois a sua eficiência gera mais agilidade no atendimento as ocorrências, como também deixa o profissional de segurança bem informado sobre toda a situação que ele vai se deparar”, explicou.

O curso, com previsão de término para o dia 27 deste mês, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento Regional de Polícia Federal do RN, que versa sobre a manutenção do porte de arma de fogo dos integrantes da Guarda Municipal do Natal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.