terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Segurança do Carnaval Multicultural vai contar com reforço do patrulhamento ostensivo da GMN

Patrulhamento vai atuar durante todos os dias do carnaval de Natal
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) preparou um plano de ação para contribuir com a segurança do Carnaval Multicultural promovido pela Prefeitura da capital. Guardas municipais utilizando viaturas vão patrulhar regulamente os oito pontos de folia compreendidos pelos polos Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Nazaré e Praia dos Artistas.

Durante os seis dias de festejos (08 a 13/02) o efetivo do serviço regular, como também guardas municipais de serviço extra, estarão atuando na segurança da folia. Mesmo os agentes lotados em unidades fixas fora do âmbito do local onde acontece os shows vão se manter alertas para qualquer eventualidade. O Comando da GMN vai utilizar guardas municipais dos grupamentos operacionais da instituição, como os da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ação Ambiental (Gaam), Ação Patrimonial (Gapa) e da Ronda Saúde (RondaS). Esse último vai patrulhar as maiores e mais movimentadas unidades de saúde do município, a exemplo do Hospital Municipal de Natal e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

As áreas monitoradas pelo sistema de câmeras de segurança do município, gerenciado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Semdes e pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), se manterá com agentes atentos as imagens captadas nas áreas onde acontece a folia e nos locais de circulação de pessoas e veículos nas proximidades do evento.

O plano de segurança elaborado pelo Comando da GMN, vai dar prioridade ainda à proteção dos direitos da criança e do adolescente, combatendo ações de exploração sexual juntamente com técnicos da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), como também apoiando as operações de fiscalização realizadas pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Para o secretário da Semdes, João Paulo Mendes, a presença da Guarda Municipal durante o Carnaval Multicultural vem a contribuir com a segurança do folião, que poderá brincar com mais tranquilidade. “Temos uma Guarda Municipal qualificada que atua integrada aos demais órgãos de segurança pública e isso proporciona uma maior sensação de segurança para ao cidadão que participa do carnaval de Natal”, afirmou.

Já o comandante da GMN, Michel Dantas, alertou que qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190, que as guarnições operacionais da Guarda Municipal ou da Polícia Militar serão informadas e encaminhadas para atender à solicitação. “Durante os shows a Prefeitura estará realizando várias ações em prol do cidadão e a Guarda Municipal estará lá cumprindo sua missão de zelar preventivamente pela segurança”, informou o comandante.

A expectativa projetada pela Prefeitura é de que este ano a participação popular no evento venha crescer ainda mais, assim como a geração de emprego e renda que é acionada com a movimentação de pessoas. Dados de pesquisa realizada pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio) apontaram que durante o Carnaval Multicultural de Natal realizado em 2017 mais de 450 mil foliões frequentaram as festividades, sendo movimentado na economia local algo próximo a R$ 40 milhões.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: