sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Conheça o novo portal de informações da Guarda Municipal do Natal

 

A Guarda Municipal do Natal lançou seu novo portal. A partir de agora as publicações serão feitas no novo domínio da instituição, que conta com acesso restrito para integrantes com informações internas como, BG´s, fotos, vídeos e outros. "Gradativamente, as informações mais relevantes do antigo site serão migrados para o novo," explica Adailton Gonçalves, Assessor de Comunicação da GMN. 

Acesse aqui o novo portal da GMN




quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Guarda Municipal do Natal está pronta para fazer um grande desfile cívico neste 07 de setembro

A Guarda Municipal do Natal já está preparada para o desfile cívico do 07 de setembro que acontecerá nesta quinta-feira na Praça Cívica em Natal. Os treinamentos para a participação da GMN nesse grande evento muito prestigiado pela população natalense, aconteceram no entorno do Ginásio Nélio Dias e mobilizou todo o efetivo e o Comando da corporação.

De acordo com o CGA Isaque Nicácio, Subcomandante de Instrução, a corporação Azul Marinho estará presente com a participação de mais de 200 agentes, representando os Grupamentos de Ação Patrimonial (GAPA), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Grupamento de Ação Ambiental (GAAM), Ronda de Proteção Escolar (ROPE), Rondas da Saúde (RondaS), além de pelotão de Inspetores e Supervisores, com destaque para o Pelotão Feminino e da Patrulha Maria da Penha.

O Comandante da GMN, Rozivam Valle, fez questão de acompanhar todos os treinamentos e disse que a Guarda Municipal do Natal está pronta para fazer, a exemplo do ano anterior, um grande e bonito desfile nesta quinta-feira, 07 de setembro de 2023.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Câmara Municipal do Natal homenageia a Guarda Municipal do Natal pelos seus 32 anos, nesta terça feira (05)

 


A Guarda Municipal do Natal será homenageada nesta terça-feira (05), a partir das 18h30 na Câmara Municipal do Natal. A proposição é de autoria dos vereadores Ériko Jácome e Hermes Câmara.

Observatório de Segurança Pública do GGIM apresenta a versão 2023 do Relatório sobre Crime e Violência em Natal

 

Durante solenidade no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Emmanuel Campos, apresentou na última quarta-feira (30/08), o Relatório sobre Crime e Violência no Município, versão 2023, que consolida dados da violência e da criminalidade ocorridas em Natal-RN, entre os anos de 2021 e 2022, ratificando a contribuição do município na segurança pública e, ainda, revela um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência.

O documento é produzido anualmente pelo Observatório de Segurança Pública de Natal que integra a estrutura administrativa do GGIM e é responsável pela gestão do conhecimento, produzindo e sistematizando informações por meio de estudos e análises científicas. Além disso, viabiliza a produção de uma inteligência voltada para a tomada de decisões, permitindo qualificar o conhecimento relativo aos fenômenos criminais e violentos, tanto no que se refere à constituição de diagnósticos quanto à identificação de demandas.

O relatório estabelece abordagem minuciosa acerca do fenômeno do crime e da violência no município de Natal/RN é dividido em duas partes. A primeira refere-se à contribuição do município para a segurança pública através dos atendimentos às ocorrências realizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) nas quatro regiões administrativas da cidade. A segunda refere-se à construção de um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência entre 2021 e 2022 na capital potiguar.

De acordo com o documento, em 2022 aconteceu uma diminuição de 5,67% no número de homicídios em Natal em relação a 2021. O município experimenta uma diminuição contínua do número de homicídios dolosos desde 2017 acompanhando o quadro nacional. Ainda sobre 2022, houve um aumento de 12,38% no número de acionamentos da GMN realizados pelo CIOSP em relação a 2021.

Em 2022, as regiões Norte e Oeste concentraram 61,3% dos atendimentos prestados pela Guarda Municipal em todo o município do Natal, sendo responsáveis, respectivamente, por 35,4% e 25,9% das ocorrências atendidas. Dentre as diferentes razões para o acionamento da GMN, destacam-se majoritariamente o apoio ao SAMU (região norte, oeste e leste) e animal em perigo ou provocando perigo iminente (região sul).

Para o lançamento do Relatório sobre Crime e Violência no Município, representantes das secretarias municipais, de instituições estaduais e da imprensa local compareceram ao Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, onde também ocorreu a reunião do Colegiado Pleno, a qual reservou espaço especial para a apresentações e debates alusivos ao Agosto Lilás, através das falas de Udymar Pessoa, coordenadora do Núcleo de pesquisa e Cidadania Feminina (NUPFEM/SEMDES), e de Ana Cláudia Aguiar, diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra Mulher/SEMUL. 

A coordenadora do NUPFEM tratou do poder e da força da articulação intersetorial para a efetivação das políticas públicas para as mulheres, destacando as parcerias do exitoso projeto municipal Patrulha Maria da Penha com as secretarias Semdes, Semul, Semtas, SMS e SME, o que tem ajudado sobremaneira o atendimento e acolhimento humanizado das mulheres assistidas pelo projeto. 

 diretora de departamento trouxe dados e informações acerca das campanhas e ações desenvolvidas pela Semul, conjuntamente com outras secretarias, em prol da prevenção da violência contra a mulher na capital potiguar.


Dados e informações a respeito da violência doméstica e de feminicídio em Natal também estão descritos no relatório, o qual encontra-se em sua oitava edição, uma vez que vem sendo produzido ininterruptamente desde 2016.

As considerações feitas a partir dos dados apresentados no relatório do Observatório de Segurança do GGIM, responsável pela gestão do conhecimento, produção e sistematização das informações relacionadas aos crimes e à violência no âmbito municipal por meio de estudos e análises científicas, sugerem ao poder público municipal como agente institucional relevante para promover localmente ações destinadas à diminuição da incidência do crime e da violência, colocando o município em uma situação privilegiada para coordenar e articular a execução de políticas públicas voltadas à prevenção da violência e da criminalidade.

Ao final do evento de lançamento, foram entregues pelo Secretário Executivo do GGIM, Emmanuel Campos, cópias impressas do Relatório sobre Crime e Violência no Município (2023) ao representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o chefe de Gabinete Ney Fagner, e ao Subcomandante de Segurança da Guarda Municipal, o Chefe de Grupo de Ação Cruz. O Prefeito Álvaro Dias também recebeu em seu gabinete cópia impressa do relatório e terá a oportunidade de apreciar as informações detalhadas sobre a situação da criminalidade no solo da capital potiguar.

Para os demais servidores e cidadãos interessados, o relatório está disponível para consulta, em formato digital no Blog da GMN (http://assecomgmn.blogspot.com/), onde também já se encontra a edição de 2022. 

Baixe aqui a edição 2023 

Baixe aqui a edição 2022

domingo, 3 de setembro de 2023

03 de Setembro | Dia do Guarda Civil | Parabéns!

 
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social - Semdes e o Comando da Guarda Municipal do Natal, parabenizam a todos os Guardas Municipais nesse 03 de Setembro, dia do Guarda Civil. Nossa homenagem a estes que contribuem significativamente com o combate a violência e a criminalidade durante os 365 dias do ano! Força e honra nobres Guerreiros e Guerreiras! 

sábado, 2 de setembro de 2023

Paciente psiquiátrico em surto é contido pelo SAMU Natal com o apoio da equipe GAPA da Guarda Municipal do Natal


Registro de uma das diversas ocorrências em que a Guarda Municipal do Natal apoia o SAMU durante os procedimentos de atendimento a pacientes psiquiátricos.

Na noite desta sexta-feira (01/09), equipe do GAPA foi acionada pelo CIOSP para dar apoio ao SAMU Natal para conter frequentador do Centro Pop que entrou em surto e em seguida, a equipe da viatura acompanhou a ambulância até a UPA Esperança.

É a Guarda Municipal do Natal na sagrada missão de servir e proteger!

Semdes | Assecom

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

ROPE da Guarda Municipal prende suspeitos após roubo de celular na Zona Norte de Natal

 Ação rápida da equipe do ROPE resulta na detenção e apresentação dos acusados perante as autoridades.

Na noite desta sexta-feira (01/09), uma equipe da Ronda de Proteção Escolar (ROPE) da Guarda Municipal de Natal efetuou a prisão em flagrante de dois indivíduos suspeitos de roubo de celular na Avenida Itapetinga, Zona Norte de Natal. Os acusados e vítima foram encaminhados perante as autoridades na Delegacia de Plantão Zona Norte

O comandante da viatura do ROPE, disse que a ocorrência teve início por volta das 19h30, quando sua equipe estava nas proximidades do Restaurante de Dona Sônia, no bairro Potengi, quando quatro homens passaram correndo em direção à rua Itapetinga, seguidos por pessoas gritando "pega, pega". Observou-se que três pessoas correram para uma rua próxima a Avenida Itapetinga, enquanto que a quarta pessoa decidiu vir em direção ao comandante, porém se recusou a obedecer a ordem de parada, alegando ser vítima, mas foi abordado e algemado para averiguações. O segundo suspeito foi detido com a ajuda de populares e também alegou ser a vítima, no entanto, o celular da vítima foi encontrado com eles e logo confessaram a prática criminosa.

As vítimas contaram que estavam em via pública quando os acusados ​​se aproximaram fazendo menção de estarem armados e anunciaram o assalto, ocasião em que ameaçaram uma das vítimas dizendo que atirariam caso ele caso não entregasse o celular. Uma segunda vítima teve o fone de ouvido roubado, mas se recusou a comparecer à delegacia para representar contra os acusados.

Diante dos fatos, as partes envolvidas ​​foram encaminhados para a Delegacia de Plantão Zona Norte, onde os acusados responderão em tese, pelo crime de roubo com aumento de pena quando há concurso de duas ou mais pessoas, conforme o Artigo 157 , § 2º, inciso II, do Código Penal Brasileiro.

Mulher é conduzida pela GMN para procedimentos na DEAM após denúncia de violência doméstica durante atendimento do SAMU Natal

Guardas Municipais do Grupamento Ambiental (GAAM) foram chamados pelo Ciosp  no início da manhã desta quinta-feira (31/08) para acompanhar o SAMU Natal durante atendimento a paciente psiquiátrico que estaria em surto. No entanto, durante os primeiros procedimentos a equipe da ambulância se recusou conduzir o suposto paciente que segundo eles, não estava surtado.

Ao tomar conhecimento que o homem não seria levado, a sua sogra denunciou que a esposa dele estava sofrendo violência doméstica e que ele a proibia até mesmo de ir ao médico cuidar da gestação que já estava no segundo mês.

Diante da denúncia, após longos minutos de diálogo, o homem foi conduzido pelo SAMU para a UPA Esperança e a mulher dele, a suposta vítima foi conduzida para a DEAM onde procedimentos foram realizados, inclusive a expedição de medida protetiva.

Nessa ocorrência, o GAAM 02, contou com o apoio da Supervisora Francineide e equipe da VTR da supervisão da GMN.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Equipe do Rondas da GMN prende homem após roubo de celular na Zona Norte de Natal

 

Equipe da Viatura do Rondas 05 prendeu homem imediatamente após estudante informar que havia acabado de ser assaltada dentro da Área de Lazer do Conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal, por um homem que simulando estar armado, tomou seu celular seminovo e se evadiu do local. O crime aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (31/08) no exato momento que o RondaS GMN fazia patrulhamento na região e saiu em diligência, obtendo êxito em localizar o indivíduo que estava de posse do celular da vítima.

A ocorrência foi registrada na 9ª DP onde o homem de 26 anos e vítima foram conduzidos perante ao delegado onde ele responderá perante a justiça pelo crime de roubo (ART. 157 CAPUT DO CPB).

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

CGA Sousa Filho da GMN é homenageado com Medalha do Exército Brasileiro

 

O Chefe de Grupo de Ação (CGA) João Paulo de Sousa Filho, da Guarda Municipal do Natal (GMN), foi homenageado com a Medalha e Diploma do Exército Brasileiro em solenidade alusiva ao dia do Soldado ocorrida no dia 25 de agosto no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada em Natal. A honraria foi concedida em reconhecimento ao comprometimento e relevantes serviços prestados por Sousa Filho ao Exército Brasileiro.

O CGA Sousa Filho recebeu a Medalha e Diploma do Exército Brasileiro, assinado pelo Comandante do Exército e pelo Secretário-Geral do Exército, honraria que reconhece os mais de 9 anos de sua dedicação à instituição.



Trajetória

Sousa Filho ingressou no Exército Brasileiro no ano de 1982 e já naquele ano foi o escolhido entre os mais de 500 soldados, como destaque, ocasião em que foi reconhecido por sua habilidade e dedicação como o "Praça mais distinto do ano".

Ao longo de 9 anos e 6 meses de serviço como Sargento Temporário do Exército Brasileiro, Sousa Filho exerceu por mais de 5 anos desse período, as funções de instrutor e monitor no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).


Guarda Municipal do Natal

Sousa é membro da Ouvidoria da Guarda Municipal do Natal e compõe a equipe que coordena o desfile de 7 de setembro da GMN onde também já exerceu as funções de Sub Comandante de Instrução e Material, Sub Comandante de Segurança e de Instrutor de Tiro.

A corporação azul marinho em que o CGA Sousa Filho ingressou por meio de concurso público em 1992, também é testemunha do profissionalismo e do comprometimento que ele carrega consigo ao longo de sua carreira. Vale destacar que durante o a solenidade em que foi homenageado pelo Exército Brasileiro, Sousa deixou o terno de lado e preferiu usar o uniforme da Guarda Municipal do Natal, corporação a que pertence com muito orgulho.

“É muito gratificante receber a Medalha e Diploma do Exército Brasileiro em reconhecimento ao esforço em sempre oferecer o meu melhor a instituição em que tive a oportunidade de aprender lições valiosas para a minha carreira profissional que carrego comigo até hoje,” disse o CGA Sousa Filho, visivelmente feliz e emocionado com a honraria.

Essa não é a primeira medalha que Sousa recebe. No ano de 2019, por exemplo, ele foi contemplado com a Medalha Soldado Luiz Gonzaga, honraria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte aos notáveis da Segurança Pública.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OPERADORES DA GMN E FAMILIARES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


O Comando da GMN informa que continuam abertas as inscrições para agentes da GMN e seus familiares, interessados em participar do SEMINÁRIO  DE  SAÚDE  MENTAL E PREVENÇÃO  AO SUICÍDIO,  em  alusão  ao  setembro  amarelo, que  acontecerá em 27/09 (quarta-feira) das 08h às 17h, no TEATRO RIACHUELO | MIDWAY MALL – Natal-RN.

Inscrições (Agentes e familiares):
Até 30/08 | 84 98722-5161(WhatsApp) Setor de Instrução.

Participação será computada no banco de horas da GMN.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Acusada por maus tratos e abandono de incapaz é conduzida por Guardas Municipais de Natal para delegacia após denúncia

Viatura do Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GMN, comandada pelo CGA Alberfran Grilo recebeu via COSP nesta quinta-feira (24), denúncia anônima de populares que afirmaram que uma criança de quatro anos, estaria submetida ao abandono e a maus-tratos, o que foi constatado no local. A ROMU contou com o apoio da viatura do Rondas da Saúde, comandada pela CGA Cristiane.

Vizinhos revoltados afirmaram que a criança frequentemente ficava sozinha na casa por longos períodos e acrescentaram que desde ontem (23) ela chorava muito e era alimentada por eles pelas brechas do portão. De acordo com as equipes da GMN, havia sujeira e fezes espalhadas no chão do imóvel e a criança apresentava visíveis sinais de maus-tratos.

Durante os procedimentos, a mãe da criança chegou ao local e se recusou a ir até o conselho tutelar, mas foi conduzida juntamente com a filha pelas guarnições da GMN até a 9ª DP, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência com a denúncia.

Os vizinhos não quiseram comparecer a delegacia para testemunhar contra a acusada e diante disso o Delegado João Paulo Pinho Cabral decidiu que a mulher não ficará detida e continuará com a guarda da criança e explicou que somente uma decisão judicial no processo, é que determinará se ela permanecerá ou não com a criança.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Relatório sobre Crime e Violência em Natal 2023 tem lançamento programado para 30 de agosto no Parque da Cidade

 

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão deliberativo, consultivo e executivo que compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), lançará em solenidade agendada para o dia 30 de agosto de 2023, a partir das 10h30, no Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a 8ª edição (2023) do relatório produzido pelo Observatório de Segurança Pública de Natal sobre Crime e Violência na capital, resultado de uma análise minuciosa dos crimes cometidos com emprego da violência entre os anos de 2021 e 2022 na capital potiguar. O documento traz ainda os dados relativos aos atendimentos prestados pela GMN durante esse período, nas quatros regiões administrativas da cidade

De acordo com o GGIM, o relatório é produzido anualmente desde 2016 e vem apresentando diagnósticos precisos, sendo uma fonte de referência para a elaboração de estratégias mais assertivas na segurança pública do município, possibilitando o combate eficiente da violência e da criminalidade em Natal.

A cerimônia de lançamento contará com a presença de autoridades municipais, membros das forças de segurança e representantes da sociedade civil.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Guardas Municipais de Natal participam de Estágio Técnico de Elaboração do Plano de Defesa promovidos pelo RN e Ministério da Justiça

 

Guardas Municipais do Natal participam do primeiro Estágio Técnico de Elaboração do Plano de Defesa do pais, uma iniciativa do Rio Grande do Norte, em parceria com o Ministerio da Justiça e Segurança Pública que tem como objetivo a elaboração de planos de atuação conjunta entre órgãos de segurança pública e setores correlacionados, visando o enfrentamento de situações de grave crise de segurança como as ações de novo cangaço e tomada de cidades e os assaltos a agências bancárias.

A Dra. Sheila Freitas, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), participou da aula inaugural que aconteceu nesta segunda-feira (21) e contou com a participação de instrutores notáveis ​​do Ministério da Justiça e representantes de várias Polícias Militares estaduais, incluindo Mato Grosso e Alagoas e de Guardas Municipais. Ela explica que a proposta do estágio visa não apenas aprimorar a capacidade de resposta diante de desafios complexos de segurança, mas também representa um passo significativo na cooperação estratégica entre órgãos de segurança pública.

O evento ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto e promete ser um divisor de águas na abordagem estratégica de crises de segurança.

Guarda Municipal de Natal integra operação que combate a violência contra mulheres

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a Guarda Municipal do Natal, por meio da Patrulha Maria da Penha, integrou a operação "Shamar", uma ação conjunta entre as forças de segurança do estado que visa enfrentar a violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica e o feminicídio.

No âmbito das ações ostensivas, de vigilância, de conscientização, de educação e de prevenção, participam da iniciativa, entidades como a Polícia Militar, a Polícia Civil, incluindo as delegacias distritais e as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM), além do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e as Guardas Municipais. O cumprimento de mandados de prisão também faz parte das atividades.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, esteve presente ao lançamento da operação Shamar que aconteceu nesta manhã no Centro Administrativo da capital e ressaltou a importância do esforço conjunto no combate à violência contra as mulheres: “Uma operação grande, em nível nacional, importantíssima, onde as forças de segurança estão todas integradas no combate à violência familiar, à violência doméstica contra as mulheres. É importante dizer que a violência contra a mulher não acontece só no mês de agosto, ela acontece durante todos os dias do ano e é importante que as forças de segurança estejam unidas nesse combate, o ano inteiro”, disse.

O Subcomandante de Segurança da Guarda Municipal de Natal (GMN), Carlos Alberto Cruz, representou o Comandante da GMN, Rozivam Valle, no evento. As atividades da operação são supervisionadas e acompanhadas em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) e pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

Operação Shamar

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e conta com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.

O investimento do MJSP na operação é de mais de R$ 2 milhões, sendo o recurso direcionado às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, para o pagamento de diárias de policiais militares e civis, visando o reforço de efetivo para a execução das ações policiais no âmbito da operação – que incluem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. As diárias incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que seja promovida a divulgação de informação sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Homem é detido pela Guarda Municipal após invadir colégio na Zona Norte de Natal

Equipe do Rondas Ostensivas Municipal (ROMU), da Guarda Municipal do Natal, faziam patrulhamento na Zona Norte quando foi informada que um indivíduo havia invadido um colégio particular no bairro Potengi e tomado um crachá de uma coordenadora pedagógica e se evadiu.

Com o apoio de outra viatura também da ROMU que estava em atuação na Zona Norte, diligências foram empreendidas, tendo a pessoa do acusado sido localizado ainda nas proximidades do estabelecimento de ensino. Ele apresentava sinais de estar sob o efeito de entorpecente e estava de posse de diversos cartões do SUS.

Ele foi conduzido para a 12ª Delegacia de Polícia onde foi lavrado um TCO e logo após, foi levado por uma equipe do SAMU para procedimentos numa UPA.

De acordo com a CGA Carla Cristiane, comandante de uma das equipes, a Guarda Municipal faz esse trabalho de patrulhamento preventivo na cidade e diante de ocorrências como essa, agem prontamente, no cumprimento da missão de servir e proteger, visando sempre, o reestabelecimento da paz e da ordem aos munícipes.

sábado, 19 de agosto de 2023

Nota de Pesar

A Secretaria Municipal de Segurança Pública 
e Defesa Social (Semdes) e o Comando da Guarda Municipal  
de Natal, com profunda tristeza comunicam o falecimento de
IZABEL MARTINS DANTAS
aos 95 anos de idade,
 avó/mãe do Guarda Municipal Orestes, expressando os mais 
sinceros sentimentos de pesar de todos os integrantes da 
Semdes e da corporação Azul-Marinho da GMN.

Com atuação da Guarda Municipal Projeto Participa Natal chega ao bairro Planalto

 

Neste sábado (19), a Guarda Municipal do Natal destinou equipes para reforçar a segurança durante os trabalhos da Prefeitura do Natal no Projeto Participa Natal que ofereceu uma série de atendimentos e serviços gratuitos nas áreas da saúde, educação, lazer, estética, jurídico e assistencial. 

A Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada na Rua Mira Mangue, 1187, foi o local escolhido para a realização do evento no bairro, e mesmo durante as chuvas que caíram na manhã de hoje, mais de 7.500 (sete mil e quinhentos) atendimentos foram realizados, segundo os organizadores, em parceria com diversas instituições e empresas privadas. 

Os atendimentos se encerraram às 12h30 e proporcionaram um leque diversificado de oportunidades para os moradores do bairro que saíram gratificados e elogiaram a iniciativa da Prefeitura do Natal e a presença da Guarda Municipal que garantiu a segurança dos servidores e participantes, não sendo registrada nenhuma ocorrência durante os procedimentos realizado nesta manhã.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Nove secretarias municipais participam de ação integrada do Sismud no dia de luta do PopRua

 

Em ação conjunta, o Sistema Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (SISMUD) e nove Secretarias Municipais - SEMTAS, SEMDES, SME, SMS, SEL, SEMUL, SEMPLA, SEHARPE e SECULT - uniram esforços numa iniciativa voltada a oferecer diversos serviços à população em situação de rua. O evento ocorreu nesta quarta-feira (16) na Praça Augusto Leite, no bairro Tirol, e foi projetada com base no item 3.7 do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Decreto 12.503/2022), que direcionou a realização de atividades específicas para esse segmento da sociedade.

Ao longo do evento, o "PopRua" os participantes tiveram acesso a vacinação, atendimento da equipe do Núcleo da Defensoria Pública (Nudev), orientações veterinárias do Zoonoses para os animais de prevenção, informações sobre projetos habitacionais, programas de redução de danos pelo CAPS AD Norte, APTAD e Centro Pop. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma roda de conversa sobre educação e informou sobre a oferta de um curso de alfabetização de jovens e adultos a ser montado no Albergue ou UAI 24h.  

A realização das ações intersetoriais coincidiu com as comemorações do Dia Nacional da População em Situação de Rua, com o objetivo de ampliar a conscientização e fortalecer a colaboração entre diferentes setores para oferecer serviços específicos a esse público vulnerável.

Na ocasião, estiveram presentes Sheila Freitas (Secretária da Semdes), Maria José Medeiros (Secretária da Semul), George Antunes (Secretário da SMS), Rayanne Araújo (Secretária Adjunta da SMS), Naire Capistrano (Secretária Adjunta da SME), Joice Torres (Secretária Adjunta da SEMTAS) e Nina Salustino (Secretária Adjunta da SEL).


Atrações culturais também fizeram parte da programação, que contou com a participação do palhaço Petheleco, da Banda Filarmônica da Escola Municipal Ferreira Itajubá, do Boi de Reis do Bom Pastor.  Atividades esportivas também foram ofertadas através de professores da Sel e de integrantes do Programa “Semente Cidadã”, da Guarda Municipal.

Ao final, todos receberam refeições e ainda puderam contar com uma porção extra para outro momento do dia.