sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Subcomando de Instrução finaliza 2013 formando nova turma no Estágio de Qualificação



Subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo, agradeceu o empenho de todos no fortalecimento da GMN.

O subcomando de Instrução a Material da Guarda Municipal do Natal (GMN) encerra nesta sexta-feira (20) os trabalhos de capacitação do efetivo durante o ano de 2013 com mais uma turma de 35 guardas municipais formada no Estágio de Qualificação Profissional GMN.

A capacitação, que deve ser ministrada anualmente para todo o efetivo, já foi realizada por cerca de 250 guardas neste ano. O procedimento se encontra estabelecido no convênio que disciplina a concessão do porte de arma de fogo institucional dos integrantes da GMN firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN (DPF/RN).

Cerca de 250 guardas municipais passaram pela capacitação neste ano.
O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela equipe técnica do setor de instrução que conseguiu restabelecer o porte de arma de fogo da corporação e dá prosseguimento ao processo de capacitação permanente do efetivo, como rege o convênio com o DPF/RN. “Parabenizo e agradeço os instrutores da GMN, os de instituições parceiras e todos os nossos guardas que vêm contribuindo pela melhoria dos serviços prestados por nossa corporação através da qualificação permanente do nosso efetivo”, agradeceu.

Instruções práticas são as mais utilizadas durante o Estágio.
O Estágio de Qualificação Profissional conta com carga horária de 80h compreendendo as disciplinas de Técnicas de Abordagem Policial, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros. Cada guarda foi ainda submetido à reciclagem no uso do armamento letal com a deflagração de vinte tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções são ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e conta ainda com a participação dos profissionais do Samu/Natal (Primeiros Socorros) e da Polícia Militar (Tiro Prático).

O subcomandante Ariberto Araújo informou que o planejamento das capacitações para o ano de 2014 já foi concluído. A GMN é a única guarda municipal que dispõe do porte legal de arma de fogo dentro do estado do Rio Grande do Norte.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Comissão aprova verba para assistência psicológica a agentes de segurança pública

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta (PL 4456/12) que permite a utilização de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para custear programas de assistência psicossocial para policiais e bombeiros militares, policiais civis, policiais rodoviários federais, bombeiros militares e guardas municipais. Dependentes e cônjuges desses profissionais também poderão ser beneficiados.

O projeto contemplava, inicialmente, apenas policiais e bombeiros militares e seus dependentes. A comissão aprovou, no entanto, um substitutivo que incluiu outras categorias da área de segurança pública.

O relator do projeto e autor do substitutivo, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), destacou que esses profissionais trabalham sob pressão e risco de morte e, por isso, precisam de acompanhamento psicológico para desempenhar de maneira adequada suas funções. 

Assistência às famílias
Para o deputado Dr. Rosinha, as famílias também precisam de assistência psicossocial. "[Os profissionais de área de segurança], muitas vezes vítimas de violência, deixam sua família sem nenhum tipo de atendimento", afirmou.

O vice-presidente da Associação de Praças do Estado do Paraná, sargento Jair Ribeiro Júnior, também disse que o acompanhamento psicológico é necessário para todos os policiais e familiares. "Nós precisamos cuidar do nosso policial militar, e cuidar do policial militar é cuidar também da família do policial." 

Tramitação
A proposta foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados no último dia 6 de novembro. O texto tem caráter conclusivo e ainda vai ser analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

GMN recebe quatro pickups cabine dupla


Viaturas foram entregues ao Comando Geral da GMN.

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu na última semana quatro pickups cabine dupla que foram adquiridas através de convênio com o Governo Federal. A corporação também recebeu um ônibus equipado com sistema de vídeo monitoramento composto por aparelhagem completa voltada para o patrulhamento preventivo dentro do programa nacional Crack é Possível Vencer.

Neste ano a GMN já recebeu do Governo Federal duas viaturas modelo Ford Fiesta 1.6 equipadas com intermitentes e adesivadas, 50 pistolas de condutividade elétrica Spark Condor e 150 espargedores de pimenta, sendo uma metade no formato espuma e a outra em gel. Também foram adquiridos três micro-ônibus cada um com capacidade para 16 passageiros, duas motocicletas e outros quatro Ford Fiesta 1.6 direcionados as atividades administrativas.

O recurso destinado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) contabiliza R$ 3,2 milhões, que estão servindo para reestruturar a GMN. O processo licitatório já foi dividido em seis etapas, iniciando pela compra de viaturas, passando pela aquisição de material de informática, eletro, mobiliário, produtos esportivos e, por fim, fardamento. No próximo ano a instituição vai ampliar ainda mais o serviço de patrulhamento com a compra de 12 motocicletas e 4 station wagon.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comando recebe placa de agradecimento


Comandante GMN, João Gilderlan.

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) foi agraciado na última semana com uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados na segurança preventiva do Desfile Cívico da Zona Norte, que há 11 anos reúne diversas entidades comunitárias da região abordando temas específicos voltados para ampliação da conscientização social e para a cidadania.

A homenagem foi recebida pelo comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, que na oportunidade agradeceu a lembrança dos organizadores do evento. “Esse ato de gentileza vem reforça nossa missão de trabalhar pela melhoria social focando a prevenção a violência e a repressão qualificada, sempre buscando colabora pela paz social”, declarou o comandante.

A GMN vem ao longo dos anos contribuindo com a segurança das diversas instituições sociais que participam do desfile, que é organizado pelo Chefe de Grupo de Ação, Alexandre Melo, e pela guarda municipal, Graça Soares.

Histórico 

O CGA Alexandre Melo juntamente com a GM Graça Melo realizam o evento há onze anos. A preparação para o desfile começa cerca de três meses antes, com a visita a escolas, postos de saúde, conselhos comunitários e outras instituições representativas da sociedade. Na ocasião os estabelecimentos são informados do tema que será trabalhado no ano. Cada instituição fica encarregada de coordenar à elaboração dos trabalhos focados no assunto que serão apresentados a comunidade durante o desfile.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Prefeitura propõe seminário para construir plano específico para os servidores da GMN



A Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai realizar um seminário voltado ao debate do plano de cargos, carreiras e salários específico para os servidores da Guarda Municipal do Natal (GMN). O evento acontece na próxima terça-feira (10) a partir das 8h no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, situado na avenida Cel. Estevam, 3705, bairro de Nazaré.

Na oportunidade, se farão presentes às representações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Natal (Sinsenat) e do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindguardas), que juntamente com a categoria dos servidores da GMN construíram a possibilidade de um plano contemplando as especificidades do serviço de segurança pública desenvolvido pelo efetivo operacional da GMN.

Segundo o comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, o momento vai servir para dirimir supostas divergências que porventura existam entre os dois sindicatos que representam a categoria, e dessa forma convergir para a produção conjunta de um documento que contemple satisfatoriamente todos os envolvidos no processo. “O Executivo Municipal tem todo o interesse de ajustar num plano específico às especificidades do servidor guarda municipal e neste seminário a prefeitura vem propor a valorização de toda a corporação”, disse.

O comandante Gilderlan ressaltou ainda a importância da participação de toda a corporação para a aprovação do texto definitivo organizado pela Prefeitura. “A participação de todos é vital, já que este é um momento ímpar para nossa corporação e talvez o mais importante de toda a nossa história, pois temos a oportunidade de edificarmos uma carreira profissional planejada, com garantias e com maior dignidade para os operadores de segurança pública da nossa GMN”, concluiu.

O comando determinou que todos os guardas municipais de serviço na data e horário do seminário ficam liberados do mesmo para participar do evento, após o término dos debates e proposta o servidor deve retomar a escala de serviço normal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

GMN recebe motocicletas para patrulhamento


Outras 12 motocicletas vão ser entregues a GMN.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu na última semana, através de convênio com o Ministério da Justiça, duas motocicletas 150 cilindradas e capacetes que vão ser utilizados no patrulhamento móvel direcionado as escolas públicas do município. As viaturas vieram do programa do Governo Federal denominado Crack é Possível Vencer.

A corporação já havia recebido no início do mês de novembro dois veículos modelo Ford Fiesta 1.6 através do mesmo programa federal e deve ser entregue no próximo ano um micro ônibus equipado com sistema de videomonitoramento, além de sistema integrado de vigilância por câmeras composto por 20 pontos de monitoramento, que vão ser instalados em locais críticos visando fortalecer o serviço preventivo de segurança pública desenvolvido pela instituição. A GMN recebeu ainda 50 pistolas de condutividade elétrica Spark Condor e 150 espargedores de pimenta, sendo uma metade no formato espuma e a outra em gel.

Seis capacetes no modelo acima foram entregues juntamente com as motos
O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, ressaltou a importância dos investimentos federais na corporação. “A GMN vem passando por uma transição salutar, onde o aparelhamento da corporação vai possibilitar uma ação mais efetiva da instituição junto à população e esperamos que venha gerar o que mais a sociedade clama, que é melhoria na segurança pública”, disse.

A GMN vai contar ainda com apoio do governo federal na compra de mais 29 viaturas que vão servir ao serviço operacional e administrativo. Serão mais 12 motocicletas, 5 pickups cabine dupla, 5 sedans e 4 station wagon.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.