quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Viaturas e equipamento reforçam a GMN


Comandante da GMN, João Gilderlan (esq.), recebeu as viaturas ao lado do subcomandante da Ronda Ostensiva, Alberfran Grilo.

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu nesta quarta-feira (06) os primeiros equipamentos do convênio firmado com o Ministério da Justiça através do programa nacional Crack é Possível Vencer. Foram recebidas pela GMN duas viaturas modelo Ford Fiesta 1.6 equipadas com intermitentes e adesivadas, 50 pistolas de condutividade elétrica Spark Condor e 150 espargedores de pimenta, sendo uma metade no formato espuma e a outra em gel.

Nos próximos dias, também devem ser enviadas pelo Ministério da Justiça duas motocicletas com capacete, além de um sistema de videomonitoramento contendo vinte câmeras, que serão gerenciadas de uma unidade móvel instalada no micro-ônibus contemplado pelo convênio. Todo esse aparato vai servir para ampliar as ações de combate ao consumo de drogas nas proximidades de escolas, praças públicas e outras áreas de responsabilidade preventiva da GMN.
Convênio possibilitou a aquisição de mais 50 pistolas Spark Condor e 150 espargedores de pimenta.
O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, recebeu o material e ressaltou a importância do equipamento para o bom desenvolvimento das ações de prevenção e repressão qualificada visando a manutenção da segurança pública do município. “A GMN vem passando por uma transição salutar, onde o aparelhamento da corporação vai possibilitar uma ação mais efetiva da instituição junto à população e esperamos que venha gerar o que mais a sociedade clama, que é melhoria na segurança pública”, disse. 

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, o planejamento para utilização das novas viaturas já se encontra em andamento e deve focar, principalmente, nas áreas onde existem maior concentração de escolas e alunos. "Queremos ampliar a presença da Guarda Municipal na cidade e com isso nossa capacidade de atendimento ao cidadão", ressaltou.

Outras viaturas devem chegar até o final deste ano.
Além dessa estrutura que vem através do programa Crack é Possível Vencer, a corporação recebeu em agosto três minivans com capacidade para 16 passageiros. Os veículos foram adquiridos através de outro convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e o Ministério da Justiça. O recurso contabiliza R$ 3,2 milhões, que vão servir para reestruturar a GMN. O processo licitatório já foi deflagrado e foi dividido em seis etapas, iniciando pela compra de viaturas, passando pela aquisição de material de informática, eletro, mobiliário, produtos esportivos e, por fim, fardamento.

Nesta primeira fase a instituição vai ampliar o serviço de patrulhamento com a compra de mais 29 viaturas que vão servir ao serviço operacional e administrativo. Até o final do mês de dezembro chegarão mais 12 motocicletas, 5 pickups cabine dupla, 5 sedans e 4 station wagon. A iniciativa contempla todos os setores da corporação, desde o Comando Geral até o projeto social Semente Cidadã.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Nova turma inicia Estágio de Qualificação

Subcomandante de Instrução GMN,
 Ariberto Araújo.
O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou nesta segunda-feira (04) o Estágio de Qualificação Profissional com carga horária de 80 horas voltado para um contingente de mais 35 guardas municipais. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal (DPF\RN) e a Prefeitura Municipal do Natal, que prevê anualmente curso de reciclagem de todo o efetivo, com intuito de manutenção do porte de arma de fogo institucional.

Cada guarda vai ser receber instruções de compreendendo as disciplinas de Técnicas de Abordagem Policial, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros, além do uso do armamento letal com a deflagração de vinte tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções são ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e conta com a participação dos profissionais do Samu/Natal (Primeiros Socorros) e da Polícia Militar (Tiro Prático).

O curso segue até o dia 26 deste mês. Os procedimentos teóricos vão ser desempenhados de segunda a sexta-feira no turno da manhã (7:30h às 12h) na Faculdade de Natal (Estácio Zona Norte), situada na rua Henrique Dias, s\n, no bairro de Igapó. 


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

domingo, 3 de novembro de 2013

Projeto Semente Cidadã é destaque em reportagem da Tribuna do Norte



 Potiguar entre os vencedores da Olimpíada de Matemática

Daísa Alves – repórter
Samuel Farias conquistou a medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)
Em tempos de questionamentos sobre a eficiência do ensino básico na rede pública, o estudante Samuel Farias (15 anos) fez das dificuldades sua motivação para ultrapassar limites. Este ano, ele conquistou a medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), dando orgulho à familiares, amigos e ao projeto que faz parte, o Semente Cidadã - programa da Guarda Municipal de Natal que trabalha com crianças e adolescentes os apoiando e direcionando na caminhada da formação cidadã. O estudante agora vai ajudar a outros no ensino da matemática.

O garoto alto, tímido, mas bem articulado nas palavras, sabe bem o que quer: ampliar conhecimentos. O bom desenvolvimento escolar sempre foi uma preocupação pertinente para ele. Nunca estudou em escolas referenciais da cidade, mas nunca fez questão também. A preferência foi para escolas próximas a sua casa, no bairro de Nova Natal.

Logo cedo, Samuel lidou com sua primeira dificuldade para o crescimento pessoal, ainda tão juvenil. Pelos altos índices de ausência de professores nas escolas do bairro, ele precisou se matricular numa unidade mais distante, na Escola Estadual Tiradentes, zona leste da cidade. “O mais difícil foi a mobilidade, como era do outro lado da cidade, se tornava cansativo”, expõe. As viagens de quase uma hora de sua casa à escola trouxeram uma descoberta recompensadora.

Ele foi apresentado ao que seria seu desafio e orgulhosa conquista, a possibilidade de participar, a Olimpíada de Matemática. “Até então minha única ligação com a matemática era a escola. Foi quando eu comecei a estudar especificamente para fazer a prova”, relata.

No primeiro ano de tentativa, 2010, quando Samuel cursava o 7° ano, uma confusão com as datas de prova, o fizeram perder a competição. Apenas dois anos depois, em 2013, ele retornou a competir e conquistou a medalha de prata da Obmep. Junto a Samuel, mais seis estudantes de escola pública ganharam esta medalha. A aplicação no estudo rendeu mais surpresas para Samuel. Ele ganhou uma bolsa de estudo no curso preparatório para o IFRN e uma bolsa de pesquisa em matemática no Programa de Iniciação Científica, uma parceria da UFRN e a Obmep. E agora pretende garantir uma vaga no IFRN.

“Ele sempre foi muito esforçado, desde criança se destaca. No começo do ano ele estava desanimado, mas o projeto ajudou a incentiva-lo”, jubila a mãe do garoto, Jucielma Borges de Farias, 30, vendedora. Ao início do ano, ele foi chamado para participar do Projeto Semente Cidadã, onde reencontrou seu antigo professor de matemática,  de quase cinco anos atrás. O inesperado chegou em bom tempo. Apesar de um interesse inicial pelas aulas de futebol, com as  palestras, ele passou a valorizar também o ensino de valores da vida e exercício da cidadania.

O guarda municipal, Sérgio Teixeira, foi professor de Samuel e ficou contente em reencontra-lo e descobrir as conquistas do antigo aluno em sua disciplina. “Percebíamos o desenvolvimento dele na matemática, tinha um Q.I. avançado. Uma fácil abstração do conteúdo  e raciocínio lógico”, conta. Agora, professor e aluno estarão juntos em sala, agora de frente para as cadeiras. Pelo seu bom desempenho, Samuel foi convidado a ser monitor de matemática no suporte educacional do Projeto, e pretende, com seu exemplo, motivar a outros jovens a elevar degraus na sociedade. 

“Semente Cidadão” atende 120 crianças em Natal 

O projeto Semente Cidadã hoje atende a 120 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos de idade. Com sede no ginásio Nélio Dias, o programa existe há quatro anos e surgiu a partir do curso de Polícia Comunitária realizado pelos guardas municipais da cidade, promovido pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Atualmente, são promovidas atividades esportivas, de Futsal e Volêi, iniciação musical com instrumentos e suporte educacional em matemática e física. Para o próximo ano a coordenação pretende ampliar o projeto para atender 400 pessoas criando uma banda marcial e ainda oferecendo cursos preparatórios para o IFRN, ENEM e concursos. Neste ano o projeto recebeu incentivos da prefeitura com um carro e uma van, para apoio do projeto.

Hertes Borges, coordenador do projeto, ressalta a importância do relacionamento da categoria policial com a comunidade. “O projeto mostra a necessidade de agentes de segurança se integrarem com a comunidade”, afirma, exibindo com orgulho o reconhecimento federal pelo projeto. O Semente Cidadã é diplomado com mérito pela valorização da vida.


Fonte: Tribuna do Norte
 

sábado, 2 de novembro de 2013

Operação Finados é deflagrada



O comando da Guarda Municipal do Natal deflagrou desde às 7h deste sábado (02) a Operação Finados, que acontece nos vários cemitérios públicos da cidade e tem como objetivo reforçar a segurança nessas áreas, onde estão circulando centenas de visitantes durante todo o dia hoje.

A operação vai se estender até às 20h do feriado e conta com seis viaturas e 40 guardas municipais atuando exclusivamente nos cemitérios públicos em patrulhamento ostensivo móvel e em pontos base. Estão sendo atendidos os cemitérios do Alecrim, Nova Descoberta, Ponta Negra e Bom Pastor I e II, sendo fornecida maior atenção durante as celebrações religiosas programadas para acontecer nessas unidades.

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, as equipes estão todas mobilizadas, equipadas e capacitadas para atender a segurança dos visitantes. Os guardas municipais vão utilizar armamento letais e não-letal durante a missão. “Nosso objetivo é manter os locais seguros para que o cidadão natalense possa visitar seus entes queridos em um ambiente de paz e tranquilidade e para isso nossos agentes vão atuar ostensivamente durante todo o dia”, informou.

Ocorrência

No início das visitações a guarnição da GMN responsável pela ronda ostensiva no cemitério do Alecrim registrou a primeira ocorrência do dia detendo um menor no momento em que ele furtava uma corrente de uma senhora. Os guardas municipais surpreenderam a ação do suspeito que tentou fugir, mas foi capturado e conduzido para a delegacia de plantão.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Guarda Municipal e Semurb lançam projeto Agente Mirim Ambiental de Natal


Neste primeiro momento 28 crianças em situação de risco social serão atendidas pelo Projeto.

O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) vai ser lançado na próxima segunda-feira (04), às 14h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A iniciativa partiu de uma parceria entre o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Secretaria Adjunta de Gestão Ambiental da capital (Saga) e tem como objetivo levar consciência cidadã e ambiental para crianças carentes moradoras do bairro de Cidade Nova, região limítrofe com a Zona de Proteção Ambiental 01.

Inicialmente, a ação vai atender 28 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos que se encontram matriculadas na Escola Municipal Emília Ramos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto social e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

De acordo com a coordenadora do projeto, GM Michely Oliveira, o processo de aprendizagem não passará por aulas formais e sim pela promoção de oficinas práticas com dinâmicas construídas entre os assistidos pelo projeto e os agentes facilitadores. Serão introduzidos componentes curriculares focando música, pintura em tela, formação de fanfara e coral infantil, além de ações pedagógicas utilizando o contato direto com o meio ambiente, buscando fortalecer a concepção de cidadania das crianças.

Algumas das crianças que vão participar do Amana.
“Escolhemos o bairro de Cidade Nova por possuir várias escolas estaduais e municipais e vínhamos observando que as crianças dessas escolas, em especial as que se encontram mais perto do Parque da Cidade, adentram o mesmo para pichar, subir as dunas e praticar atos de vandalismo e depredação. Com apoio do comando do GAAM/GMN, pensamos no projeto de formação de multiplicadores na preservação do meio ambiente”, relatou a GM Michely.

O Agente Mirim Ambiental de Natal, que tem convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) através do setor de fiscalização, se encontra também firmando parcerias com Universidade Potiguar (UnP) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com intuito de disponibilizar estagiários nas modalidades de arte e música para atuar nas atividades pedagógicas.

“Estas 28 crianças que vamos atender inicialmente são as que se encontram em situação de risco mais urgente e algumas já perderam familiares para o tráfico, por isso com o projeto, pretendemos distribuir esperança, amor, atenção e limites para quem tanto necessita”, concluiu Michely.

Antes da implantação do projeto a equipe de instrutores realizou reuniões com pais e familiares das crianças que vão participar da ação, aonde foi esclarecida toda a dinâmica e o objetivo do Amana.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.