sexta-feira, 26 de junho de 2020

Prefeitura testa 600 servidores em primeiro dia de prevenção ao Covid-19 e segue testando guardas e Defesa Civil

Equipes de testagens estão prontas atendendo a demanda dos servidores municipais

A testagem para detectar a infecção pelo Covid-19 em guardas municipais e agentes da Defesa Civil de Natal está hoje (26), no segundo dia. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa (Semdes) ampliou o leque de servidores públicos municipais que estão na linha de frente no combate a pandemia a serem testados.

Dados coletados pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam), apontam que durante essa quinta-feira (25), a ação realizada na área aberta do Parque da Cidade do Natal registrou a realização de 600 testes rápidos, sendo, desse total, detectados 30 servidores com laudo positivo para o novo coronavírus.

A coordenadora do Nasgam, Fátima Miranda, comunicou que no primeiro dia de exames foram submetidos a avaliação 206 guardas municipais da capital. Os exames confirmaram a presença de Covid-19 em 16 deles, configurando um índice de 7,8% de guardas contaminados. “Esse trabalho vai inibir a possibilidade de contágio na corporação, já que alguns desses guardas positivados estavam assintomáticos”, explicou.


A secretária da Semdes, Mônica Santos, informou que nesse segundo dia de realização dos exames os demais guardas municipais e agentes da Defesa Civil que ainda não fizeram o teste podem se dirigirem ao Parque da Cidade do Natal para serem avaliados. “Nosso objetivo é que todos façam o teste rápido e para isso estamos com uma equipe competente de profissionais de saúde composta por guardas municipais prontos para atender a demanda. No primeiro dia 10% dos avaliados estavam com a presença do coronavírus no organismo”, comentou.

Os testes utilizados pelas equipes do Nasgam são os de testagens rápidas e, caso o agente seja diagnosticado positivamente para a presença do coronavírus, ele já é afastado do serviço e encaminhado a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: