terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

GMN realiza transmissão de Comando


Transmissão de Comando: Cmdt Duarte (esq.) passando para o Cmdt. Gilderlan (dir.).

A Cerimônia de Transmissão de Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) aconteceu na manhã desta terça-feira (26) no Anfiteatro do Complexo Cultural da Zona Norte. Na oportunidade, 68 guardas municipais concluintes do Curso de Concessão do Porte de Arma de Fogo receberam seus certificados e os últimos 32 agentes da corporação, que ainda não possuem o porte, iniciaram a capacitação.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita do Natal, Vilma Maria de Faria, do secretário municipal adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Urbano Medeiros, do representante da Assembleia Legislativa do RN, deputado Kelps Lima, do Diretor de Ensino da PM, Cel. Wellington Alves, do representante do Comando do Policiamento Metropolitano, Major Rodrigo Trigueiro, do assessor de Gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Carlos Paiva, e do inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Bernardo do Campo, Beqson Luzini.

Cmdt. João Gilderlan Alves de Sousa assume a liderança da GMN.
O ato foi aberto pelo Subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, responsável pela coordenação de ensino do processo de regularização do porte de arma de fogo da instituição. Ele enfatizou o bom desempenho do efetivo durante o curso e a importância do corpo de instrutores da GMN, que, segundo ele, “atuou com profissionalismo e deve continuar a missão da permanente qualificação do servidor da guarda municipal”.

Vice-prefeita, Vilma de Faria, parabenizou comando e formandos da GMN.

Logo após, o comandante da GMN que deixa o cargo, Izaac José Duarte, fez uso da tribuna, onde pontuou os desafios enfrentados durante sua gestão, como também as conquista positivas a exemplo da sede própria da instituição, da regularização do porte de arma, do convênio com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), da implantação do videomonitoramento da cidade, além da aprovação junto ao Ministério da Justiça de um investimento voltado a revitalização da GMN superior a R$ 3 milhões. Ele ainda citou o ex-comandante da corporação, Edivan Costa, como um dos responsáveis pelo enfretamento e melhoria da tropa. “Saio de cabeça erguida com a sensação de dever cumprido e sempre a disposição da corporação na luta pelo seu engrandecimento”, disse.

Mais 68 guardas municipais passaram a ter direito a porte de arma de fogo.
Posterior à solenidade de transmissão de cargo, o novo comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, fez seu primeiro discurso público para a tropa, onde traçou um panorama dos desafios a serem enfrentados no tocante a qualificação do pessoal, aparelhamento da instituição e maior qualidade do serviço empregado pelo efetivo. “Vamos planejar e com apoio da gestão municipal queremos dar continuidade ao processo de melhoria institucional da nossa GMN, e isso passa por um plano de carreira que valorize o guarda municipal, além da capacitação e aquisição de armamento novo necessário ao serviço de segurança pública”.

Subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, entregou os certificados de conclusão da capacitação aos GMs Jaina e Adenilson.

Por fim, a vice-prefeita do Natal, Vilma Maria de Faria, falou ao público parabenizando o novo comandante e os concluintes do Curso de Concessão do Porte de Arma de Fogo. Relatou que quando prefeita do Natal, no ano de 1991, instituiu a GMN e se mostrou satisfeita com o desenvolvimento do serviço de segurança pública prestado pelo órgão à população Natalense. “A Guarda Municipal exerce um papel importante de prevenção à criminalidade e, enquanto vice-prefeita, estarei pronta para contribuir com projetos que melhorem a qualidade de vida do cidadão”.

Os últimos guardas municipais (32) ainda sem porte de arma de fogo iniciam curso.
A cerimônia foi concluída com a entrega dos certificados do Curso de Porte de Arma de Fogo que foi representado pelos guardas municipais Adenilson Rodrigues e Jaina Danielle. Também receberam diploma de contribuição com a formação dos agentes o instrutor e Chefe de Grupo de Ação da GMN, Flávio Vieira, os servidores do Samu Natal, Jair Góis e Wendel Nobre, além dos senhores Wilson Sobrinho (Movimentos Sociais) e Elisângela Silva (Ética e Cidadania). Todo o evento foi acompanhado pela banda marcial pré-militar Comance, formada por jovens do bairro das quintas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
 

Nenhum comentário: