Comando


A Guarda Municipal do Natal foi criada pela Lei Municipal nº 4.000 de 04 de Junho de 1991. É subordinada a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que tem como secretária a advogada Mônica Santos.


É composta por um Comando Geral, dois Subcomandos (Segurança/Trânsito e Instrução/Material) e os grupamentos GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental).

A GMN conta hoje em suas fileiras com 450 guardas municipais, distribuídos entre agentes, chefes de grupo de ação e supervisores.

Os responsáveis pelo diversos setores da GMN são:

Comandante Geral:
GM Alberfran Câmara Grilo;

Subcomando de Segurança e Trânsito:
GM Carlos Alberto Cruz

Subcomando de Instrução e Material:
GM Isaque Nicácio de Brito Júnior;


Setor Pessoal GMN:
GM Tássia Torres
(Email: setorpessoal.gmn@gmail.com)

GRUPAMENTOS:

GMN:

A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação social assídua em diversas áreas do município do Natal. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social.

Dentro dessa ótica foram formados seis grupamentos distintos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental).

GAAM

O Grupamento de Ação Ambiental foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002. A ele cabe a responsabilidade de preservar o patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecos-sistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, analisando relatórios de impacto ambientais, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.

ROMU

A Ronda Ostensiva Municipal compõe uma unidade de apoio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais.

Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas a ROMU também auxilia no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos GM's e aos cidadãos natalenses.

GAPA

O Grupamento de Ação Patrimonial trata-se de um destacamento da GMN que atua em pontos fixos e é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais.

A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos.

O GAPA atua de forma cidadã em contato direto com a população informando, respeitando, mediando crises e agindo com firmeza nos casos que assim convém.

ROPE

A Ronda de Proteção Escolar atua 24h direcionada as unidades municipais de ensino de Natal. em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

RONDAS


A Ronda Saúde realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. O planejamento do patrulhamento é realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação específica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um.

trabalho utilizar ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

ROPAM

A Ronda de Proteção Ambiental trata-se de um reforço na segurança da área onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A medida amplia o efetivo de guardas municipais que atuam no patrulhamento das trilhas pavimentadas e naturais do Parque, como também reforça guarnições nas entradas e saídas da unidade de conservação ambiental no sentido de leva mais segurança para os frequentadores da área prevenindo e combatendo delitos.



CONTATOS SEDE ADMINISTRATIVA


Comando GMN – (84) 3614 5140;
Subcomando de Instrução e Material – (84) 3614 2144;
Subcomando de Segurança - (84) 3614 2188;
Setor de Segurança - (84) 3614 3684;
Setor de Pessoal - (84) 3614 4221;
Setor de Material - (84) 3614 1152;
Supervisão - (84) 3614 1509;
ROMU - (84) 3614 3970;
Guarda da Hora - (84) 3614 4353.
 
 

Contato: assecomgmn@hotmail.com