sexta-feira, 15 de abril de 2016

Integração fortalece a segurança realizada nas escolas pela GMN


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem realizando um trabalho de aproximação e integração da Guarda Municipal do Natal (GMN) com a comunidade escolar no intuito de levar mais segurança para as unidades pedagógicas do município. Por meio da Ronda de Proteção Escolar da GMN, criada em novembro de 2014, os guardas municipais além de realizarem patrulhamento preventivo em áreas escolares, estão também promovendo palestras e mostras dos equipamentos utilizados pelos agentes no serviço diário.

Guardas municipais explicaram sobre equipamentos utilizados no dia a dia
A última ação de integração aconteceu na terça-feira (12) junto aos professores, pais, alunos e servidores do Centro de Educação Infantil Maria das Graças Motta, situado no bairro de Igapó, na zona Norte de Natal. Agentes da Ronda de Proteção Escolar da GMN explicaram sobre o serviço realizado regularmente pelas equipes operacionais e a comunidade teve a oportunidade de manusear e conhecer equipamentos utilizados pelos guardas como colete balístico, pistolas de descarga elétrica, sprays de pimenta, e materiais de proteção individual.

Integração GMN e escola faz parte das ações de segurança na área
A mostra contou com a apresentação e funcionamento do micro-ônibus de videomonitoramentro da GMN, composto de telões para captar imagens de câmeras de segurança e foi explicada a importância dos equipamentos para inibir ações criminosas. As crianças também puderam entrar nas viaturas de patrulhamento e acionar o intermitente conhecendo todo o âmbito interno dos veículos.

Outro ponto importante apresentado à comunidade é o quadro com materiais apreendidos pelos guardas municipais nas escolas e no entorno dessas unidades. O expositor deixa a vista materiais como punhais, facas, bombas, tesouras, estiletes e utensílios utilizados para o consumo de entorpecentes. A orientação é dada no sentido das crianças e jovens evitarem práticas danosas à cidadania e sempre buscarem apoio nos pais, professores e nas guarnições operacionais da GMN.

Materiais apreendidos pelas guarnições também são expostos
De acordo com o coordenador da Ronda de Proteção Escolar da GMN, Bruno Tavares, a aproximação dos guardas municipais com a comunidade escolar reflete em maior participação e integração de todos possibilitando que as ações de segurança dentro e fora das unidades sejam mais eficientes. “Implementamos e estamos cada vez mais fortalecendo um modelo de policiamento comunitário que vem dando certo e inibindo diversos delitos dentro e fora das escolas, como também criando uma rede onde os envolvidos estão motivados para garantir a segurança de todos”, explicou.

A Ronda de Proteção Escolar da GMN trabalha com a missão de promover segurança preventiva para 145 escolas e centros de educação infantil espalhados pelas quatro zonas administrativas de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: