sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Instruções à distância são incluídas na grade de aperfeiçoamento anual da GMN

Guardas municipais passam por curso de aperfeiçoamento anualmente
O efetivo da Guarda Municipal do Natal (GMN) passa anualmente por capacitação de aperfeiçoamento profissional de 80h que agora vai poder ser parcialmente substituída por carga horária de cursos realizados pela Rede de Ensino à Distância (EAD) promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Para a isso a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Comando da GMN, abriu até a próxima sexta-feira (20), inscrições para duas novas capacitações.

Os dois cursos são voltados para que os guardas municipais da capital tenham melhor conhecimento e atuação dentro dos padrões dos direitos humanos e da legislação em vigor em ocorrências tendo como vítimas a mulher ou grupos em vulnerabilidade social. As instruções técnicas vão abordar os temas: “Atendimento às mulheres em situação de risco”, com carga horária de 40h; e “Atuação policial frente a grupos vulneráveis”, compreendendo 60h aula.

O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Franklin Roosevelt, explicou que serão criadas turmas exclusivas para os guardas municipais de Natal e que o agente pode se inscrever e concluir as duas qualificações oferecidas. Ele informou que as inscrições podem ser efetivadas no setor de Instrução da GMN ou pelo telefone: (84) 3614-2144. “A Semdes juntamente com o Comando da Guarda trabalha no sentido de oferecer mais uma opção para que o guarda municipal se mantenha profissionalmente atualizado e capaz de desenvolver suas atividades de maneira eficiente”, comentou o subcomandante.

Atualmente a GMN é a única guarda municipal do Rio Grande do Norte em que seus integrantes possuem porte de arma de fogo dentro e fora do serviço. Para isso a Prefeitura da capital formalizou um convênio junto ao Departamento de Polícia Federal do Estado regulamentando a situação. O guarda municipal de Natal passa por capacitação anual de 80h, inclusive com treinamento de tiro prático com arma de fogo, e a cada dois anos todo o efetivo é submetido a exame psicológico.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: