quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Agentes mirins visitam as 10 zonas de proteção ambiental da capital


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), promoveu nessa quarta-feira (16) um circuito ambiental direcionado a aula passeio onde as crianças atendidas pelas ações de cidadania Amana puderam conhecer as 10 zonas de proteção ambiental situadas em áreas pertencentes a capital potiguar.

Os agentes mirins participantes do passeio tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com as informações ministradas pela equipe de guardas municipais responsável pelo desenvolvimento do projeto. Antes, os guardas municipais instrutores do projeto Amana abordaram o tema em sala de aula com informações teóricas que, em seguida foram complementadas com a aula prática.


Na ocasião, as crianças foram informadas sobre os elementos da fauna e da flora vigente na capital, sendo alertados para alguns mamíferos e aves que estão passíveis de extinção e que necessitam de uma proteção maior por parte da sociedade. Puderam compreender melhor a importância das zonas de proteção ambiental para a qualidade de vida da população, principalmente no tocante a boa condição da água, que se trata de um tema de grande relevância no mundo moderno.

Um ponto levantado pela titular da Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sheila Freitas, é que o objetivo maior da Prefeitura, da Semdes e da Guarda Municipal com os projetos sociais é propor medidas de segurança preventiva dando condições para que crianças se afastem da violência e da criminalidade, propondo a elas focos sadios para suas vidas.

As atividades teóricas realizadas com os agentes mirins em sala de aula são fortalecidas com as informações práticas feitas por meio do circuito ambiental. Essa integração sala de aula e passeio pedagógico tem o propósito de ajuda na formação ambiental e de cidadãos conscientes, não só dos seus direitos, mas também de seus deveres junto à sociedade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: