quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Adjunto da Serig visita Projeto Semente Cidadã da GMN

Base Comunitária (II) da Guarda Municipal do Natal no bairro do Soledade, zona Norte da capital

Secretário Adjunto da Serig (centro), Dinarte Torres, Subcomandante de Instrução GMN (ao lado), Ariberto Araújo, GM Pierre (agachado), instrutores, CGA Hertes e GM Carlos, e algumas das crianças atendidas no Semente Cidadã


O projeto Semente Cidadã gerido pela Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu nesta quarta-feira (03) a visita do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig), Dinarte Torres. O encontrou serviu para que o secretário conheça as ações de prevenção a violência e combate ao uso de drogas realizado pela equipe técnica de guardas municipais envolvido no Projeto.

Na oportunidade foram apresentadas algumas deficiências enfrentadas para o desenvolvimento do Semente Cidadã, que atualmente atende cerca de 150 crianças e 70 adultos com instruções de futebol, ginástica, karatê, vollei-ball, palestras educativas, reforço escolar, entre outras.

Os principais pontos levantados pelo chefe de grupo de ação da GMN, Hertes Silva, foi no tocante a confecção de uniforme para os participantes, limpeza e revitalização da área destinada à prática esportiva e caminhada, doação de equipamento esportivo, além da implantação de uma unidade do programa Jogo Limpo administrado pela secretaria de Esporte da capital.

De acordo com o secretário Adjunto da Serig, Dinarte Torres, todas as reivindicações levantadas pela equipe de instrutores da GMN vão ser direcionadas aos devidos órgãos da prefeitura para que seja dado o apoio necessário ao Projeto. Ele parabenizou a iniciativa social e se colocou a disposição para fortalecer a ação comunitária do Semente Cidadã.

“Primeiro quero parabenizar a Guarda Municipal pela iniciativa valorosa e dizer que de imediato eu me prontifico a doar 50 camisetas padronizadas com a logomarca do Semente Cidadã e prometo me empenhar diante das outras secretarias para que as demais solicitações venham a ser atendidas”, assegurou o secretário Adjunto.

Participaram do encontro o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, e o guarda municipal Jean Pierre, articulador da reunião. “Precisamos mostrar que a Guarda Municipal do Natal tem plena competência para agir na melhoria da situação social de nossa cidade, para isso precisamos apenas de o mínimo de infraestrutura para desempenhar nossa missão, porque agentes capacitados temos de sobra”, informou o GM Pierre.

Semente Cidadã

O Projeto trata-se de uma ação comunitária administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal lotado na Base II de Soledade. O objetivo primordial do Plano é a promoção da paz social e integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Atualmente se encontram matriculadas em atividades lúdicas e psicosocias cerca de 150 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam todas as terças-feiras e quintas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, diversas atividades. A operação ainda conta com a participação de 70 adultos da comunidade, que são assistidos periodicamente com as aulas de alongamento e ginástica.

O Semente Cidadã fornece há um ano apoio ordenado para a comunidade no tocante a atendimento psicossocial, palestras informativas sobre vários temas relacionados à cidadania, reforço pedagógico, oficinas manuais e prática esportiva.

A GMN disponibiliza para o Projeto apoio efetivo de 8 guardas municipais distribuídos nos setores de instrução, assistência social e administração.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

quero parabenizar a equipe do semente cidadão.que vem mostrando mesmo com pouco apoio,um excelente trabalho social na comunidade da z. norte.