quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Semdes/GMN abrem I Fórum GGIM-Natal

Assessor de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Juarez Pinheiro, na abertura do Fórum

Comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra, fala da importância do GGIM

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deu início na manhã desta quinta-feira (16) as atividades do I Fórum Sobre o Papel do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). As palestras e debates discutindo segurança pública acontecem hoje e amanhã (16 e 17) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure) e reúnem autoridades públicas, forças policiais, Guarda Municipal e representantes da sociedade civil organizada.


A abertura do Fórum contou com a participação do Coral de Vozes da Petrobras, que entoou o Hino Nacional Brasileiro, além de canções clássicas e populares. Na formação da mesa de autoridades o primeiro a expor seu pensamento foi o Assessor de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Juarez Pinheiro, que parabenizou a organização do evento e enalteceu a urgência da consolidação de um modelo inovador de segurança pública preventiva.


“Digo que os entes federados União e Estado são uma mera ficção jurídica, é no Município que a vida do cidadão está localizada, e é aqui que as políticas de segurança encontram campo de atuação”, resumiu.


Titular da SEMDES, Sérgio Leocádio, em seu pronunciamento sobre o GGIM


O titular da Semdes, Sérgio Leocádio, falou da importância da implantação do GGIM na capital, mostrando que nesse primeiro momento cerca de R$ 1 milhão deve ser investido pelo Governo Federal no sistema de monitoramento de câmaras a ser instalado no centro comercial do bairro do Alecrim.


“O modelo de segurança utilizado no passado se mostrou ineficiente, hoje partimos para um sistema inteligente, onde a responsabilidade na formação de uma segurança preventiva e cidadã é de toda a sociedade”, definiu.



Coral da Petrobras abre o I Fórum GGIM- Natal entoando o Hino Nacional Brasileiro

Durante o prosseguimento das atividades foram realizadas ainda palestras abordando os temas: Segurança Cidadã: O Novo Paradigma da Segurança Pública, proferida pela Diretora da Assessoria Técnica da Semdes, Ana Cláudia Barros; Sistema Único de Segurança Pública Integração Prática da União, Estados e Municípios e a Criação do GGI, conduzida pelo Assessor de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Juarez Pinheiro; Responsabilidade dos Conselhos Municipais de Segurança Pública (Consedes) e o Perfil dos Seus Representantes, ministrada pelo Comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa; Além de um debate sobre o tema anterior mediado pelo Subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte.


Fizeram-se presentes ainda a coordenadora do Núcleo de Sociologia do Ministério da Justiça, Magda Fernandes, o representante do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, Cel. PM Jânio Marinho, o coordenador Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, o Secretário Executivo do GGIM de João Pessoa-PB, Rubens Lira, além das representações das guardas municipais de Ceará-Mirim, Jardim do Seridó e São José do Mipibu.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: