sexta-feira, 30 de maio de 2014

Projeto Amana segue com foco na prevenção



O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN) vem dando sequencia ao importante projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) que tem como objetivo levar consciência cidadã e ambiental para crianças carentes moradoras do bairro de Cidade Nova, região limítrofe com a Zona de Proteção Ambiental 01.

Inicialmente a ação vem atendendo 30 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos que se encontram matriculadas na Escola Municipal Emília Ramos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto social e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

De acordo com a coordenadora do projeto, GM Michely Oliveira, o processo de aprendizagem não passa por aulas formais e sim pela promoção de oficinas práticas com dinâmicas construídas entre os assistidos pelo projeto e os agentes facilitadores. Estão sendo introduzidos componentes curriculares focando música, pintura em tela, formação de fanfara e coral infantil, além de ações pedagógicas utilizando o contato direto com o meio ambiente, buscando fortalecer a concepção de cidadania das crianças.


“Escolhemos o bairro de Cidade Nova por possuir várias escolas estaduais e municipais e vínhamos observando que as crianças dessas escolas, em especial as que se encontram mais perto do Parque da Cidade, adentram o mesmo para pichar, subir as dunas e praticar atos de vandalismo e depredação. Com apoio do comando do GAAM/GMN, pensamos no projeto de formação de multiplicadores na preservação do meio ambiente”, relatou a GM Michely.

Antes da implantação do projeto a equipe de instrutores realizou reuniões com pais e familiares das crianças que participam da ação, aonde foi esclarecida toda a dinâmica e o objetivo do Amana.

O Amana, que é desenvolvido na zona Sul, juntamente com o projeto Semente Cidadã, que atende mais de 120 crianças e jovens na zona Norte da cidade, são duas ações sociais desenvolvidas pelo corpo técnico de agentes da GMN que buscam trabalhar ações de segurança preventiva social.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: