quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prefeito vai entregar viaturas e equipamentos que serão utilizados pela Ronda da Saúde

A RondaS vai contar com 31 guardas municipais e 10 veículos
Novas viaturas, motocicletas e equipamentos que vão ser utilizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) no programa de segurança preventiva denominado Ronda da Saúde (RondaS) vão ser entregues pelo prefeito Carlos Eduardo em solenidade que vai ocorrer nesta quinta-feira (27), às 16h30, na Maternidade Leide Morais, situada na zona Norte da capital. No total, serão entregues 11 novos veículos, sendo cinco viaturas de patrulhamento e seis motocicletas, além de rádios comunicadores fixos em viaturas e móveis (HTs).

O Rondas tem a finalidade de realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cincos distritos sanitários de Natal. Será utilizado um efetivo diário de 31 guardas municipais que vão ter a responsabilidade de dar segurança aos servidores e pacientes que necessitam dos serviços de saúde oferecidos pela prefeitura. A ação foi implantada por meio de convênio firmado entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

O planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação especifica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um. O trabalho vai utilizar ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

Os guardas municipais vão patrulhar utilizando ainda um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. As viaturas também são equipadas com sistema de GPS, responsável por fornecer em tempo real a localização das guarnições da GMN.

A solenidade de entrega das viaturas do RondaS vai contar ainda com as presenças do secretário da Semdes, Daniel Bandeira, do titular da SMS, Luiz Roberto Fonseca, do comandante da GMN, Michel Dantas, e de outras autoridades.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: