terça-feira, 20 de junho de 2017

GGI-M coordena nas escolas municipais ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes juninos

Dez escolas públicas municipais estão recebendo as paletras
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) vem durante todo este mês coordenando uma série de palestras e atividades culturais nas escolas da rede pública municipal abordando o tema “Prevenção de Acidentes nos Festejos Juninos”. O público-alvo da medida empregada pela Câmara Técnica de Prevenção e Defesa Civil, que envolve a Defesa Civil de Natal, o Programa Semente Cidadã, e as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Urbana, é o infanto-juvenil.

As palestras já alcançaram sete das maiores escolas do município distribuídas nos vários bairros da capital. Até o momento foram contempladas as escolas municipais Mário Lira (Dix-Sept Rosado); Francisca Oliveira (Pajuçara); Waldson Pinheiro (Nossa Senhora da Apresentação); Francisca Ferreira (Bom Pastor); Maria Madalena (Santarém) e Iapissara Aguiar (Panatis). A ação vai chegar nos próximos dias nas escolas Monsenhor Landim (Nossa Senhora da Apresentação); Amadeu Araújo (Nova Natal); e Irmã Arcângela (Igapó).

As informações repassadas nas palestras para os adolescentes e jovens vão desde cuidados de manipulação com os fogos, a exemplo de não carregar bombinhas no bolso, nunca acender rojões próximos ao rosto, não reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam, como os de afastar-se na hora de acender e não associar bebida alcoólica ao uso de fogos. Também são alertados sobre os perigos e os tipos de queimaduras mais frequentes causadas por acidentes com fogos juninos.

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, ressaltou a importância da prevenção voltada para o público infanto-juvenil, já que neste período é comum o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel registrar aumento superior a 50% de pessoas vítimas de queimaduras. “A Prefeitura por meio do GGI-M e da integração de suas secretarias vem com essa ação contribuindo para a diminuição dos acidentes com fogos juninos, que muitas vezes, tem como vítimas as crianças e adolescentes”, comentou.

A equipe dos técnicos responsáveis pela apresentação das palestras e das atividades nas escolas municipais recebei capacitação pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: