terça-feira, 6 de junho de 2017

Agentes mirins ambientais divulgam responsabilidade social durante Semana do Meio Ambiente

Projeto Amana atende crianças de 09 a 12 anos
As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é operacionalizado pela Guarda Municipal, estão participando ativamente das atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Nesta terça-feira (06), os meninos estão expondo maquetes de cidades ecologicamente corretas que foram construídas em sala de aula e levadas para as pessoas que visitam a unidade de preservação ambiental.

Os trabalhos produzidos apresentam informações de preservação do meio ambiente, aproveitamento do lixo reciclável e a forma viável para o descarte de resíduos sólido. As maquetes mostram a importância das estações de tratamento de esgoto e outras maneiras individuais empregadas na conduta de cada cidadão, que fortalecem as políticas de manejo e cuidado com os recursos naturais, principalmente com o uso consciente da água. Os trabalhos apresentam o ciclo de uso da água, o caminho do lixo, drenagem, abastecimento e esgotamento sanitário.

Maquetes com informações ambientais foram produzidas pelas crianças do Amana
Os visitantes recebem as explicações diretamente das crianças do Amana, que foram orientadas pela equipe de guardas municipais que trabalham na coordenação e na instrução das atividades pedagógicas de cidadania, que são repassadas regularmente para os 60 meninos e meninas beneficiados com o projeto. Outro ponto da apresentação são os cartazes com pesquisas sobre a temática do meio ambiente e desenvolvimento sustentável produzidos pelas crianças.

Frequentadores do Parque da Cidade recebem informações ambientais dos alunos do Amana
Os agentes mirins ambientais também participaram da inauguração do viveiro de produção de mudas nativas da mata atlântica, que foi montado dentro da Zona de Proteção Ambiental 01, onde fica localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. “O viveiro de mudas é importante e será mais um instrumento que vamos utilizar para reforçar o ensino de educação ambiental das crianças atendidas pelo projeto”, comentou o coordenador do Amana, Marconi Lucas.

Viveiro de produção de mudas vai ser utilizado nas aulas de educação ambiental
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), João Paulo Mendes, o trabalho de segurança preventiva realizado pela Prefeitura por meio da Semdes vem surtindo efeito na formação cidadã das crianças, que aprendem e repassam as informações adquiridas durante as atividades pedagógicas do projeto. “Na Semana do Meio Ambiente podemos ver ainda mais a importância desse projeto, que acima de tudo educa as crianças dentro de critérios fundamentados na responsabilidade social de cada indivíduo”, concluiu.

No decorrer da Semana do Meio Ambiente as crianças do Amana também estão participando dos passeios educativos pelas trilhas naturais do Parque da Cidade, das oficinas e atividades de lazer realizadas no local. A ação social atende 60 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos de idade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: