quinta-feira, 17 de março de 2022

Secretária da Semdes é homenageada com Medalha Nísia Floresta


A Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Delegada Sheila Freitas foi uma das mulheres homenageadas em solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta que aconteceu no auditório da OAB na tarde da terça-feira (15).

O evento é realizado através de parcerias entre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Prefeitura Municipal do Natal e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

A honraria é um reconhecimento da Prefeitura do Natal concedido anualmente a cinco mulheres escolhidas por seus destaques em ações do cotidiano na defesa dos direitos humanos, em prol da igualdade de gênero. 

Uma das medalhas é por indicação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do qual a Delegada Sheila Freitas também faz parte e foi a indicada por unanimidade. Quatro são escolhidas por votação, sendo homenageadas juntamente com Sheila Freitas, a Primeira Dama Amanda Greice Dias, a Vereadora Nina Souza, a Delegada Paola Benevides e a Deputada Cristiane Dantas.

Em 5 de março de 1990, o Decreto Municipal 4.071 instituiu a Medalha Nísia Floresta, com a finalidade de homenagear mulheres escolhidas pelo colegiado, considerando suas ações sociais relevantes na sociedade, como também suas contribuições para o fortalecimento da Política da Mulher, independente de sua carreira profissional ou de onde elas estejam inseridas no contexto social.

Nísia Floresta foi uma professora, precursora do feminismo brasileiro, escritora e poetisa potiguar. Ela fundou colégios para meninas no Recife, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. No colégio Brasil, que fundou no Rio de Janeiro, era a professora de quase todas as disciplinas. Além das suas atividades como educadora, colaborou também com vários órgãos da imprensa como o Jornal do Brasil, Correio Mercantil, Diário do Rio de Janeiro e Brasil Ilustrado. Foi uma ferrenha lutadora pelos direitos da mulher, do índio e do escravo. Seu tema essencial, no entanto, foi sempre a educação da mulher e sua participação na sociedade.


 

Nenhum comentário: