O evento é realizado através de parcerias entre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Prefeitura Municipal do Natal e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
A honraria é um reconhecimento da Prefeitura do Natal concedido anualmente a cinco mulheres escolhidas por seus destaques em ações do cotidiano na defesa dos direitos humanos, em prol da igualdade de gênero.
Uma das medalhas é por indicação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do qual a Delegada Sheila Freitas também faz parte e foi a indicada por unanimidade. Quatro são escolhidas por votação, sendo homenageadas juntamente com Sheila Freitas, a Primeira Dama Amanda Greice Dias, a Vereadora Nina Souza, a Delegada Paola Benevides e a Deputada Cristiane Dantas.
Em 5 de março de 1990, o Decreto Municipal 4.071 instituiu a Medalha Nísia Floresta, com a finalidade de homenagear mulheres escolhidas pelo colegiado, considerando suas ações sociais relevantes na sociedade, como também suas contribuições para o fortalecimento da Política da Mulher, independente de sua carreira profissional ou de onde elas estejam inseridas no contexto social.
Nísia Floresta foi uma professora, precursora do feminismo brasileiro, escritora e poetisa potiguar. Ela fundou colégios para meninas no Recife, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. No colégio Brasil, que fundou no Rio de Janeiro, era a professora de quase todas as disciplinas. Além das suas atividades como educadora, colaborou também com vários órgãos da imprensa como o Jornal do Brasil, Correio Mercantil, Diário do Rio de Janeiro e Brasil Ilustrado. Foi uma ferrenha lutadora pelos direitos da mulher, do índio e do escravo. Seu tema essencial, no entanto, foi sempre a educação da mulher e sua participação na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário