quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Lançado livro que conta a História da Patrulha Maria da Penha em Natal

 

Reunindo Histórias da implantação da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal do Natal, com prefácio da Juíza Dra. Amanda Dias, esposa do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, ocorreu nesta última quarta-feira (31), na Associação dos Delegados de Polícia Civil - ADEPOL/RN, o lançamento do livro: Com Quantas Marias se Faz Uma Patrulha.

 

O Livro é uma obra coletiva, que reúne um conjunto de artigos, e conta com a participação de 22 pessoas, dentre elas, quatro Delegadas, duas Deputadas, Oficiais da PM/RN, Guardas Municipais e outros. Udymar Pessoa, responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Cidadania Feminina, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e também uma das autoras, destaca: ”Este livro nada mais é do que a materialização e a eternização, de uma luta que a gente começou, cada uma sozinha, no seu ambiente de trabalho, e fomos nos conhecendo e fomos nos juntando e fomos nos fortalecendo.” disse.



A Patrulha Maria da Penha foi criada pela Lei nº 10.097/2016, com o objetivo de proteger a mulher e manter o agressor afastado das vítimas como determina a medida protetiva.

 

Funcionando na Sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a Patrulha Maria da Penha de Natal, foi criada há dois anos e já atendeu a cerca de 100 mulheres, além de servir de modelo para outras cidades. “Nossa principal porta de entrada é o judiciário, nós damos assistência a essas mulheres quando elas vêm com as medidas protetivas de urgência. Atendemos também mulheres em situação de flagrante. Uma coisa ímpar é justamente essa questão do enfrentamento a violência através de uma rede de atendimento”, informou a coordenadora de Patrulha Maria da Penha de Natal, a GM Cléa Ortiz.

 

Entre as vinte e duas pessoas participantes do livro, apenas uma é do sexo masculino, trata-se do Guarda Municipal Genibaldo Cruz da Luz, ele foi o primeiro homem a compor a Patrulha Maria da Penha de Natal, tornando-se por esse fato, uma figura história deste registro literário, além de ser apelidado de “O amigo Das Marias”.

Um comentário:

chiquinho disse...

senhores
como faço para adquirir um exemplar deste livro?
GCM Francisco - São pedro da Aldeia - RJ