quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Prefeitura do Natal celebra três anos da Patrulha Maria da Penha

 

Solenidade no Palácio Felipe Camarão marcou os três anos da Patrulha Maria da Penha

“Nós criamos e instalamos a Patrulha Maria da Penha que tem prestado um grande serviço no combate à violência contra a mulher na cidade do Natal. Inclusive, no primeiro ano de criação da Patrulha não houve nenhum feminicídio no município. A Patrulha representa um marco na proteção às mulheres vítimas de violência. Com a Patrulha, as estatísticas de violência contra a mulher diminuíram em Natal”, asseverou o prefeito Álvaro Dias na cerimônia de comemoração aos três anos da Patrulha Maria da Penha, no fim da manhã desta terça-feira (14), na sede da Prefeitura de Natal. 

O prefeito reforçou que os guardas municipais da Patrulha Maria da Penha recebem capacitação e treinamento específico para proteger as mulheres em situação de violência. O prefeito lembrou, ainda, que além da Patrulha, o município conta com a Casa Abrigo Clara Camarão, que recebe as mulheres vítimas de violência, acolhendo-as e protegendo-as: “Posteriormente, essas mulheres precisarão de um acompanhamento, e nós temos, ainda, a Casa Elizabeth Nasser, que disponibiliza médicos, psicólogos e assistência social”. 

Criada em janeiro de 2020, a Patrulha Maria da Penha, importante política pública de proteção e combate à violência contra a mulher, celebra seus três anos de existência com índice zero de feminicídio e zero reincidência de agressão contra as mulheres assistidas. Referência para outros municípios e estados, a patrulha foi lançada em Natal pelo prefeito Álvaro Dias, juntamente com a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas. 

Operada pela Semdes, por meio da Guarda Municipal do Natal, durante os três anos de atuação, já acompanhou 197 mulheres com medidas protetivas encaminhadas pela Justiça. Em 2022, 70 mulheres foram assistidas, 2.520 monitoramentos foram realizados e 1.680 visitas domiciliares foram feitas, além de nove prisões em flagrante.   

A secretária Sheila Freitas explica que todas as mulheres assistidas são encaminhadas pelo poder judiciário e as varas de violência doméstica enviam os casos mais graves, ou seja, quando essas mulheres estão em risco iminente de morte. “Muitas vidas foram salvas durante esses três anos. A Guarda Municipal faz a proteção acontecer. E a Patrulha surgiu em plena pandemia. Apenas com três guardas municipais, começamos a receber as demandas do judiciário. Precisamos de mais sororidade com as mulheres. Então, é preciso que a Guarda Municipal proteja essas mulheres para salvaguardar suas vidas”, ressaltou a gestora. 

A Patrulha Maria da Penha de Natal tornou-se referência e isso motivou vários outros municípios a criarem suas patrulhas também, e o município vem contribuindo para a formação desses agentes de segurança que atuarão nas cidades parceiras, tendo a Patrulha de Natal a responsabilidade de fomentar uma rede cada vez mais ampla em defesa da mulher e da vida no Estado. 

Diversas pessoas foram homenageadas na cerimônia com o troféu da Patrulha Maria da Penha, criado especialmente para a solenidade;

1.       Álvaro Dias – Prefeito

2.       Amanda Grace Dias – Primeira dama do município | Juiza

3.       Sheyla Freitas – Secretária da Semdes

4.       Julia Arruda – Vereadora (autora da lei que instituiu a PMP)

5.       Cristiane Dantas – Deputada Estadual

6.       Adjuto Dias – Deputada Estadual

7.       Maria Sueli Castro – Coordenadora da PMP

8.       Andressa Lídice – Antropóloga

9.       Célia Lins de Melo – Atriz | Poetisa

10.   Udymar Pessoa – Pedagoga | Nupfem – Semdes

11.   Ana Lúcia Raimundo – Defensora Pública

12.   Érica Canuto

13.   Rozivam Valle da Costa

14.   Fátima Soares

15.   Cícera Michele – Primeira coordenadora da PMP

16.   Genibaldo Cruz - Primeiro GM da PMP

17.   Cléia Hortiz – Ex-coordenadora da PMP

18.   Judicler Cavalcante - Ex-oordenadora da PMP

19.   Carla Lenes

20.   Elizabeth Biglione - Jornalista

21.   Sérgio Costa - Jornalista





Nenhum comentário: