O Sismud é um conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas. E tem a finalidade de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a prevenção, a promoção, o cuidado, a defesa social e os direitos humanos.
A programação ocorrerá concomitantemente aos eventos alusivos ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto, a fim de dar mais ênfase à data e fomentar a parceria intersertorial proposta no Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, objetivando realizar um mutirão de forma compartilhada, no intuito de oferecer serviços diversos aos cidadãos e cidadãs em vulnerabilidade social.
O dia de 19 de agosto é lembrado por causa do “Massacre da Sé”, no ano de 2004, em memória da luta de todos os cidadãos e cidadãs invisíveis socialmente, que se encontram na rua sem moradia e assistência. Há 19 anos, sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, no centro da capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos. Cinco policiais militares e um segurança particular tentavam se livrar de testemunhas do envolvimento deles com o tráfico de drogas nas imediações. Dois acusados foram sentenciados pelo assassinato de apenas duas vítimas.
Programação do dia 16/08/2023:
- 8h30 - Início/Acolhimento;
- 9h – Banda da Escola Municipal Ferreira Itajubá (SME);
- 9h às 12h – Atendimento pela equipe do Nudev (DPE);
- 9h30 – Roda de conversa com profissionais do CAPS AD (SMS);
- 10h – Roda de conversa com profissionais do Cadastro Único (Semtas);
- 10h20 – Roda de conversa sobre projeto do EJA para a PopRua (SME);
- 10H40 – Roda de conversa com a Seharpe;
- 11h – Momento recreativo (SEL/Semdes);
- 12h – Lanche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário