segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Observatório de Segurança Pública do GGIM apresenta a versão 2023 do Relatório sobre Crime e Violência em Natal

 

Durante solenidade no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Emmanuel Campos, apresentou na última quarta-feira (30/08), o Relatório sobre Crime e Violência no Município, versão 2023, que consolida dados da violência e da criminalidade ocorridas em Natal-RN, entre os anos de 2021 e 2022, ratificando a contribuição do município na segurança pública e, ainda, revela um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência.

O documento é produzido anualmente pelo Observatório de Segurança Pública de Natal que integra a estrutura administrativa do GGIM e é responsável pela gestão do conhecimento, produzindo e sistematizando informações por meio de estudos e análises científicas. Além disso, viabiliza a produção de uma inteligência voltada para a tomada de decisões, permitindo qualificar o conhecimento relativo aos fenômenos criminais e violentos, tanto no que se refere à constituição de diagnósticos quanto à identificação de demandas.

O relatório estabelece abordagem minuciosa acerca do fenômeno do crime e da violência no município de Natal/RN é dividido em duas partes. A primeira refere-se à contribuição do município para a segurança pública através dos atendimentos às ocorrências realizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) nas quatro regiões administrativas da cidade. A segunda refere-se à construção de um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência entre 2021 e 2022 na capital potiguar.

De acordo com o documento, em 2022 aconteceu uma diminuição de 5,67% no número de homicídios em Natal em relação a 2021. O município experimenta uma diminuição contínua do número de homicídios dolosos desde 2017 acompanhando o quadro nacional. Ainda sobre 2022, houve um aumento de 12,38% no número de acionamentos da GMN realizados pelo CIOSP em relação a 2021.

Em 2022, as regiões Norte e Oeste concentraram 61,3% dos atendimentos prestados pela Guarda Municipal em todo o município do Natal, sendo responsáveis, respectivamente, por 35,4% e 25,9% das ocorrências atendidas. Dentre as diferentes razões para o acionamento da GMN, destacam-se majoritariamente o apoio ao SAMU (região norte, oeste e leste) e animal em perigo ou provocando perigo iminente (região sul).

Para o lançamento do Relatório sobre Crime e Violência no Município, representantes das secretarias municipais, de instituições estaduais e da imprensa local compareceram ao Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, onde também ocorreu a reunião do Colegiado Pleno, a qual reservou espaço especial para a apresentações e debates alusivos ao Agosto Lilás, através das falas de Udymar Pessoa, coordenadora do Núcleo de pesquisa e Cidadania Feminina (NUPFEM/SEMDES), e de Ana Cláudia Aguiar, diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra Mulher/SEMUL. 

A coordenadora do NUPFEM tratou do poder e da força da articulação intersetorial para a efetivação das políticas públicas para as mulheres, destacando as parcerias do exitoso projeto municipal Patrulha Maria da Penha com as secretarias Semdes, Semul, Semtas, SMS e SME, o que tem ajudado sobremaneira o atendimento e acolhimento humanizado das mulheres assistidas pelo projeto. 

 diretora de departamento trouxe dados e informações acerca das campanhas e ações desenvolvidas pela Semul, conjuntamente com outras secretarias, em prol da prevenção da violência contra a mulher na capital potiguar.


Dados e informações a respeito da violência doméstica e de feminicídio em Natal também estão descritos no relatório, o qual encontra-se em sua oitava edição, uma vez que vem sendo produzido ininterruptamente desde 2016.

As considerações feitas a partir dos dados apresentados no relatório do Observatório de Segurança do GGIM, responsável pela gestão do conhecimento, produção e sistematização das informações relacionadas aos crimes e à violência no âmbito municipal por meio de estudos e análises científicas, sugerem ao poder público municipal como agente institucional relevante para promover localmente ações destinadas à diminuição da incidência do crime e da violência, colocando o município em uma situação privilegiada para coordenar e articular a execução de políticas públicas voltadas à prevenção da violência e da criminalidade.

Ao final do evento de lançamento, foram entregues pelo Secretário Executivo do GGIM, Emmanuel Campos, cópias impressas do Relatório sobre Crime e Violência no Município (2023) ao representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o chefe de Gabinete Ney Fagner, e ao Subcomandante de Segurança da Guarda Municipal, o Chefe de Grupo de Ação Cruz. O Prefeito Álvaro Dias também recebeu em seu gabinete cópia impressa do relatório e terá a oportunidade de apreciar as informações detalhadas sobre a situação da criminalidade no solo da capital potiguar.

Para os demais servidores e cidadãos interessados, o relatório está disponível para consulta, em formato digital no Blog da GMN (http://assecomgmn.blogspot.com/), onde também já se encontra a edição de 2022. 

Baixe aqui a edição 2023 

Baixe aqui a edição 2022

Nenhum comentário: