quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CNJ lança guia prático para auxiliar rotina de policiais em todo o país

Cartilha vai apoiar trabalho dos agentes de segurança pública de todo país

O guia prático com informações de auxílio à atividade de segurança pública, elaborado pelo assessor especial da Corregedoria Nacional de Justiça, Vladimir Passos de Freitas, já está disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br).

O manual, intitulado “Roteiro de Decisões Policiais”, traz informações sobre a legislação, além de orientações práticas sobre como a autoridade deve proceder em caso de apreensões, atuação em fronteira, a competência para investigar determinado crime, entre outros tópicos relacionados ao dia-a-dia da atividade policial.


A cartilha é dividida em três partes, com comentários e orientações sobre Código Penal, Código de Processo Penal e Legislação Especial. Nela, os policiais e guardas municipais podem encontrar orientações sobre como atuar em matérias relacionadas aos mais diversos temas, como direito do idoso, crimes hediondos, aplicação de fiança, crimes ambientais praticados por pessoa jurídica, crimes de competência da Justiça Federal, apreensões em regiões de fronteira, crime do colarinho branco, direitos humanos, aborto, discriminação, entre muitos outros.


A cartilha pode ser acessada nos links abaixo de acordo com o tema desenvolvido:

Código Penal;

Código do Processo Penal;

Legislação Especial.

Fonte: CNJ.

Nenhum comentário: