sexta-feira, 11 de março de 2011

GMN divulga relatório estatístico da Operação Carnaval 2011

Efetivo de plantão foi ampliado durante Operação Carnaval 2011

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu nesta sexta-feira (11) o relatório estatístico com as ocorrências atendidas pela GMN durante a Operação Carnaval 2011. O documento foi gerado pelo Núcleo de Análises Estatísticas (NAE) do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que registra e especifica as solicitações de socorro da população via telefone de emergência.

No total a GMN atendeu 24 ocorrências todas relacionadas às atribuições constitucionais de competência do órgão, que atua na proteção de bens, serviços e instalações municipais e colabora com a segurança pública e preservação do patrimônio histórico e ambiental. Os principais delitos atendidos foram referente a vandalismo, desordem, arrombamento, infração ambiental, depredação, além de apoio e segurança a órgãos públicos na execução de sua missão. A maior incidência foi constatada no domingo (06) e na quarta-feira (09).

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, o planejamento e execução da Operação Carnaval 2011 levou as ruas um efetivo maior de guardas municipais e viaturas que contribuíram com a segurança das festividades e dos foliões.

“Nosso serviço foi somado à atuação exemplar das polícias na capital, onde a contribuição e integração dos órgãos de segurança resultaram em um carnaval mais seguro e festivo para o povo natalense e para o turista que veio prestigiar nossa cidade”, disse.

De acordo com o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, a presença ostensiva da Guarda Municipal nos principais eventos públicos carnavalescos resultou na tranqüilidade e paz social, onde as situações críticas receberam intervenção imediata dos agentes, evitando qualquer situação de crise.

“É importante registra que a simples presença ostensiva de nossos guardas evitou muitas situações delituosas, e que os registros estatísticos divulgados são de solicitações via rádio, excluindo aquela que o agente atua de pronto ao se deparar com uma ação danosa”, informou.


A Operação Carnaval 2011 foi empregada pela Guarda Municipal do Natal com a intensificação de rondas e patrulhamento em áreas públicas reforçando a segurança nas unidades de saúde municipais e nos eventos sob a responsabilidade da Prefeitura. A Operação iniciou na noite da quinta-feira (03) com um aumento do efetivo diário de guardas municipais em cerca de 50%. Somente em patrulhamento foram empregados diariamente 25 homens com apoio de seis viaturas. As equipes da GMN acionadas foram às provenientes do Grupamento de Ação Tática (GAT), Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Toda a ação da GMN foi integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, onde juntos já interagem no Ciosp.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: