domingo, 27 de março de 2011

Semente Cidadã: Dois anos promovendo cidadania

Comandante GMN, Edivan Bezerra, vereador Dinarte Torres, prefeita Micarla de Sousa, secretário Semdes, Carlos Paiva, e diretor da Defesa Civil, Cel. Marcos Pinheiro.

Uma festa para comemorar a promoção de uma cultura de paz social e cidadania, assim foram os festejos do segundo aniversário do projeto Semente Cidadã, que aconteceu na tarde do último sábado (26) na Associação dos Policiais Inativos e Pensionistas do RN (Aspipern), na zona Norte da capital. O evento contou com a participação da prefeita Micarla de Sousa, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, do comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, do vereador Dinarte Torres, além dos jovens e familiares atendidos pela ação social, que é planejada e desenvolvida por agentes da GMN.

Logo na chegada a prefeita Micarla de Sousa foi recebida com flores por uma comitiva de crianças assistidas pelo Programa, sendo duas delas vestidas com uniforme de guardas municipais. A solenidade iniciou com o hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional Brasileiro. Após a formação da mesa de autoridades, o Chefe de Grupo de Ação da GMN e coordenador do Projeto, Hertes Silva, fez a abertura das festividades passando a palavra ao comandante da GMN, Edivan Bezerra, que enalteceu o trabalho dos guardas municipais em prol da prevenção a violência e proliferação da cidadania. “Nossa instituição se sente honrada por ter em seus quadros agentes com esse grau de iniciativa social”, disse.

Prefeita Micarla de Sousa ao lado das crianças assistidas pelo projeto Semente Cidadã.

O titular da Semdes, Carlos Paiva, traçou um paralelo entre as ações do Semente Cidadã e as diretrizes do modelo de segurança social elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que prega uma atuação sistemática de prevenção alinhada com uma repressão qualificada e cidadã. “Estamos mostrando que a Guarda Municipal não trabalha apenas com repressão, mas sim sabendo que segurança pública se constrói com prevenção, cidadania e edificação de objetivos sadios para a juventude”, assegurou.

A prefeita Micarla de Sousa se mostrou tocada com o trabalho desempenhado pela equipe técnica de guardas municipais e ofereceu todo o apoio necessário para o fortalecimento e crescimento da iniciativa social. A prefeita anunciou de imediato a adequação plena do campo de areia usado nas atividades desportivas, incorporando à área toda a estrutura edificada pelo programa Jogo Limpo (Traves, redes, bolas, uniforme, e outros). “Vamos melhorar as condições do campo e trazer para as crianças o auxílio do Peti e Projovem. Tenham certeza que a Prefeitura vai ser parceira de todas as horas do Semente Cidadã”, garantiu.

Equipe técnica da Guarda Municipal responsável pelo projeto Semente Cidadã

Durante a solenidade foi realizado apresentação de dança do grupo de idosos Renascer, amostra de fotografias retratando os dois anos de atividades desenvolvidas pelo Semente Cidadã e a divulgação de uma pesquisa conduzida pelo guarda municipal Cláudio Paiva, constatando a eficiência do projeto na socialização, fortalecimento da cidadania, e adequação de um melhor relacionamento do jovens assistidos pelo programa com a comunidade que o cerca. A festa foi finalizada com a doação, por parte do vereador Dinarte Torres, de 50 camisetas para as crianças do projeto, além de uma confraternização com direito a bolo de aniversário e jantar.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Um comentário:

Adamires Costa disse...

Quero parabenizar o Hertes Silva e Menezes, pois como morador e Comerciante da Zona Norte acompanho o esforço destes exemplares cidadãos que fazem parte da GMN, e atuam em áreas sociais em benefícios de melhorias comunitárias.

Abraços a todos!
Adamires Costa