segunda-feira, 14 de março de 2011

Guardas municipais escalados em unidades de saúde vão passar por aperfeiçoamento

No total 98 agentes receberão instrução para o uso de espargidor de pimenta tipo espuma e manuseio de rádio comunicador ligado ao Ciosp.

O Subcomando de Instrução e Material da Guarda Municipal do Natal vai realizar na próxima quinta-feira (17), sexta-feira (18) e segunda-feira (21) uma capacitação voltada para guardas municipais lotados nas principais unidades de saúde do município. O treinamento busca o aperfeiçoamento no uso de espargidores de pimenta do tipo espuma, como também o uso de rádio comunicador digital, que devem ser disponibilizados 24 horas nestes postos de serviço.


Os guardas municipais escalados para a capacitação são os responsáveis pela manutenção da segurança preventiva dos prontos socorros de Cidade da Esperança e Rocas (dia 17); Mãe Luiza e Sandra Celeste (dia 18); Cidade Satélite e Base 01 do Alecrim (dia 21). As instruções serão ministradas pelo Chefe do Grupamento de Ação Tática (GAT-GMN), Isaac Cruz Nascimento, e pelo coordenador de operações da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU-GMN), Carlos Cruz. O treinamento acontece no horário de 08 às 12h no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), situada na rua Quintino Bocaiúva, 13, Cidade Alta.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Edivan Bezerra Costa, a presença dos agentes uniformizados é obrigatória, sendo que aqueles que estiverem de folga terão as horas computadas como serviço extra. “Estamos convocando oficialmente esse efetivo para aprimoramento técnico, pois, vamos aparelhar esses postos de serviços com espargidores de pimenta de espuma direcionada, além de fornecer rádio comunicador ligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde temos guardas atuando 24h no sistema de atendimento de ocorrências”, disse.

As novas ferramentas devem melhorar o aparato de segurança destas unidades municipais. O spray de pimenta no modo espuma, ao contrário do gás pimenta comumente usado, direciona o jato do equipamento no alvo a ser atingido, possibilitando seu uso em ambientes fechados sem chegar a atingir pessoas não relacionadas na ocorrência. Já para a comunicação serão disponibilizados rádios que deixarão os agentes em contato direto com o Ciosp e com as equipes operacionais da GMN, concedendo agilidade e a certeza de apoio 24 horas em qualquer situação. No total 98 agentes passarão pelo treinamento.

Cronograma da Capacitação

Local: Auditório da Semdes
Horário: 08 às 12h.
Informações: 84 3232-1951 (Subcomando de Instrução da GMN).

Dia 17 de março (quinta-feira)
Escalados: Agentes lotados no PS Cidade da Esperança e PS Rocas.

Dia 18 de março (sexta-feira)
Escalados: Agentes lotados no PS Mãe Luiza e PS Sandra Celeste.

Dia 21 de março (segunda-feira)
Escalados: Agentes lotados no PS Cidade Satélite e Base 01 da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

3 comentários:

erasmo disse...

Acho muito louvável essa iniciativa da GMN, mas gostaria de saber se as horas do curso terão seu registro oficializado, ou seja, serão reconhecidas pela Polícia Federal. Já estamos cansados de participar de cursos que não têm nenhum valor legal.
Erasmo Barreto da Silva

Guarda Municipal do Natal disse...

GM Erasmo, as horas da capacitação não devem ser usadas para o processo na PF. Mas as mesmas são necessárias, já que o Comando da GMN vai disponibilizar para esses postos de serviço Sprays de Pimenta tipo Espuma e HT's lincados 24h ao Ciosp, para isso é necesário que os GM's tenham pleno conhecimento para fazer o uso correto dessas ferramentas.

Atenciosamente,

GM 7044 Gladson.

H. Romeu disse...

Já estamos caducos de saber que o ideal para postos de saúde é a pistola taser. Essa pimenta, além de deixar o agressor mais agitado não o imobiliza. Exemplo: O agressor está com uma faca.