quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Serviços oferecidos a crianças e jovens do Semente Cidadã são ampliados pela Semdes

Atividades do Semente Cidadã são realizadas no Ginásio Nélio Dias
O trabalho de segurança preventiva gerido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) ampliou os serviços disponíveis para os usuários do projeto Semente Cidadã, que é operacionalizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), na zona Norte da capital. Agora as crianças e adolescentes carentes atendidas pela ação social terão a sua disposição atendimentos psicológico e nutricional.

A iniciativa foi possível após a determinação da Semdes, que disponibilizou profissionais do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal (Nasgam) para atuar em parceria com a coordenação do Semente Cidadã. A ideia é implantar novas medidas de qualidade de vida e bem estar, além das práticas esportivas, pedagógicas e culturais que são realizadas diariamente dentro do Projeto.

Nos últimos meses o número de crianças e adolescentes atendidos foi ampliado em mais de 45%. Em números absolutos os beneficiados saíram de 110 usuários para 160 jovens, que passaram a receber aulas de música, suporte pedagógico, treinamento esportivos e outras práticas necessárias ao desenvolvimento da cidadania. Uma decisão importante foi no tocante a expansão do período de atividades realizadas, que saiu de dois dias na semana para cinco dias de operacionalidade nos turnos matutino e vespertino.

Segundo o secretário da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, a gestão municipal vem empreendendo esforço para que até o final deste ano o Semente Cidadã alcance um número de 300 crianças e adolescentes sendo regularmente atendidos. “O Semente Cidadã é uma ação de extrema importância social, pois está de acordo com a política nacional de prevenção a violência e nós sabemos que cada jovem atendido é uma família beneficiada com essa contribuição da prefeitura para a formação do cidadão”, ressaltou.

O Chefe de Grupo de Ação da GMN e coordenador do Projeto, Alexandre Melo, informou que o trabalho vem acontecendo ouvindo a comunidade e as famílias dos jovens, no intuito de apresentar soluções de acordo com as necessidades. “Por realizamos um trabalho de segurança preventiva junto à comunidade estamos conseguindo êxito com o destaque desses alunos em olimpíadas escolares nacionais e com a obtenção de bolsas em escolas particulares para aqueles que se destacam nos esportes”, contou.

No Semente Cidadã ainda está sendo efetivada uma reformulação na grade de ações sociais com a implantação das coordenadorias de gestão ambiental, de esporte, de artes e de música, como também a realização de parcerias a exemplo da firmada com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

As atividades do Semente Cidadã são realizadas no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte da capital, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por sete instrutores da Guarda Municipal e alguns voluntários da comunidade assistida.


Fonte: Portal Prefeitura do Natal

 

Nenhum comentário: