segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Estágio de Qualificação é concluído por 40 guardas municipais

Todo o efetivo da GMN passa anualmente pelo estágio de 80h
A Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) finalizou, nesta sexta-feira (23), a capacitação de 40 guardas municipais no Estágio de Qualificação para Manutenção do Porte de Arma de Fogo dos Agentes da GMN. A última instrução do curso, que tem carga horária de 80h, foi realizada no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde foi apresentado o funcionamento e os procedimentos operacionais do sistema.

Antes, os guardas municipais concluíram o trabalho prático de armamento letal e tiro prático. A instrução aconteceu no estande de tiro do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar. A aula foi conduzida pelo guarda municipal e instrutor de armamento letal, Souza Filho. Os 40 agentes passaram pelo treinamento e aperfeiçoamento com disparos sequenciados de arma de fogo, além de simulação de ocorrências policiais.

Treinamento prático foi realizado no estande de tiro do Bope/PM
O titular da Semdes, Osório Jácome, adiantou que outra turma de 40 guardas municipais deve iniciar nova capacitação no início de novembro. O secretário confirmou que esse procedimento é comum na corporação e todo o efetivo é submetido anualmente a instruções de aperfeiçoamento profissional. “O agente da Guarda Municipal trabalha promovendo segurança pública e para uma missão importante como essa é preciso que ele esteja preparado para agir de acordo com a lei e com as habilidades exigidas para conter a violência”, ressaltou.

No curso são ministradas as disciplinas de Gerenciamento de Crise; Técnicas de Abordagem Policial; Postura em Serviço; Relações Humanas no Trabalho; Legislação Aplicada; Psicologia das Emergências; Integração Operacional na Segurança Pública; Emprego de Equipamentos Letais; Preservação de Local do Crime; Legislação Ambiental; e Ordem Unida.

O agente da Guarda Municipal do Natal realiza anualmente curso de aperfeiçoamento de 80h e a cada dois anos o efetivo é submetido a exame psicológico. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: