sexta-feira, 2 de julho de 2021

Guardas municipais resgatam carcará ferido dentro de prédio público na zona Oeste

 

Ave estava com a asa machucada e foi levada ao setor de triagem do Ibama

Um pássaro adulto da espécie Carcará foi resgatado por uma equipe do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN), dentro do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), situado na Rua Indomar, bairro Felipe Camarão, zona Oeste da capital. A ave entrou na unidade pública apresentando sinais de instabilidade no voo.


Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que recebeu o chamado dos servidores que trabalham no Cras. Na ocasião, os agentes fizeram o resgate da ave e na primeira avaliação foi possível perceber que o pássaro estava com uma das asas machucadas o impossibilitando de voar com normalidade. Essa espécie é uma ave de rapina que mede até 60cm de altura e pode alcançar 123cm de envergadura.


Na ação, os agentes prestaram o acolhimento ao pássaro e o encaminharam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para que o mesmo seja avaliado e cuidado por veterinário e, somente após se encontrar em boas condições de saúde, ser devolvido a natureza.


Durante este ano, o Grupamento de Ação Ambiental da GMN já fregistrou o resgate de diversas espécies de animais silvestre dentro da capital, a exemplo de frango-d’água-azul, tatupeba, cágado, gavião-carijó, periquito-da-caatinga, coruja-de-igreja, sagui-do-tufo-branco, gambá, iguana, papa-capim-capuchinho, sabiá-da-mata, corujinha-de-orelha, asa-de-telha-pálida, garibalde, além outras aves mais comuns, a exemplo do azulão, golinho, galo de campina, rolinha, entre outros.


Para acionar as equipes de resgate de animais silvestre da Guarda Municipal, o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições serão deslocadas ao local da ocorrência.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Foto: Adriano P. Souza.


Nenhum comentário: