quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Agentes da Guarda Municipal do Natal são treinados em Geointeligência pelo Ministério da Justiça

 

No total, 12 guardas municipais estão sendo treinados em Geointeligência

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) estão participando durante os dias de quarta (20) e quinta-feira (21) de um treinamento técnico de conhecimento e uso da Geointeligência aplicada na área da segurança. A capacitação está sendo ministrada por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

 

No total, 12 guardas municipais estão sendo treinados para operar e alimentar o sistema que tem o foco no aprimoramento da inteligência policial aplicada na prevenção e combate à violência e a criminalidade. A Geointeligência utiliza o georreferenciamento das ocorrências em relação ao tempo e o espaço em que é registrada, sendo assim possível, por exemplo, visualizar rotas de policiamento e mapas de calor com os locais onde mais acontecem crimes e em quais horários.


 

Além do comandante da GMN, Alberfran Grilo, e dos subcomandantes de Segurança e de Instrução da corporação, Carlos Cruz e Isaque Nicácio, o treinamento conta com a participação de guardas lotados no Núcleo de Inteligência da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (NIT/Semdes), no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na Academia de Formação da GMN e na Patrulha Maria da Penha.

 

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou a importância da inteligência como ferramenta de aperfeiçoamento das ações de segurança pública e pontuou a geointeligência sendo um sistema capaz de gerenciar movimentos mais precisos de atuação policial alcançando maior êxito para a segurança da população. “Estamos qualificando uma equipe de guardas municipais de Natal nessa importante área, pois sabemos que segurança e inteligência devem andar juntas se quisermos ter uma sociedade mais segura e pacifica”, comentou

 

Durante a capacitação são ainda apresentadas as funcionalidades do sistema, que pode ser nutrido em tempo real por tipos de ocorrências padronizados. O benefício é unificar as informações estatísticas em todo o país, bem como fazer uma análise do crime e elaborar medidas de agilidade e eficiência. O programa foi desenvolvido pelo Sinesp em parceria com a Universidade Federal do Ceará.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: