segunda-feira, 16 de maio de 2022

Quarenta Guardas Municipais foram imunizados contra a influenza no primeiro dia de vacinação na sede da GMN

 
Visando a saúde e o bem estar da corporação, o Comandante da GMN, Supervisor Rozivan Valle, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (16),  a imunização dos Agentes de Segurança da Guarda Municipal do Natal. Nesse primeiro dia, quarenta Guardas compareceram  a sede administrativa da Guarda Municipal do Natal e receberam a vacina. A ação continuará a partir das 8h e se estenderá ate às 16h desta terça-feira (17). 

A meta é vacinar o maior numero de agentes possível, evitando assim o contágio e sintomas desconfortáveis da gripe na corporação e em seus familiares.

A Doença

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais e, também, por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Em geral, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.

Transmissão

O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo. Os vírus influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Sinais e Sintomas

  • ● Febre alta
  • ● Calafrios
  • ● Tosse, que pode ser seca ou com expectoração
  • ● Dor de cabeça
  • ● Dor de garganta
  • ● Cansaço
  • ● Dor muscular
  • ● Coriza

Com informações da Divisão de Vigilância Epidemiológica - DIVE / SC

Nenhum comentário: