sexta-feira, 29 de julho de 2022

TCC sobre implementação da Patrulha Maria da Penha em Natal é apresentado na UFRN

 

A eficiência da Política pública de Combate a violência contra à mulher implementada pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, está chegando no ambiente acadêmico. Nesta quinta-feira (28), nós acompanhamos o TCC da aluna Jaadeane de Souza, do Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN, que diante da banca examinadora composta pela Professora Drª. Lindijane de Souza Bento Almeida – UFRN, Professora Dr.ª Raquel Maria da Costa Silveira – UFRN e Professor Ms. Pedro Henrique Correia do Nascimento de Oliveira – FAPERN, apresentou “Um estudo avaliativo do processo de implementação da Patrulha Maria da Penha em Natal/RN, no período de 2020 a 2021”.

Em 2021, Jaadeane procurou a Assessora Técnica do Núcleo de Pesquisa e Cidadania Feminina - Nupfem, Professora Udymar Pessoa, com o objetivo de colher informações para a apresentação de um trabalho acadêmico sobre a Patrulha Maria da Penha em Natal, decidindo mais a frente, aprofundar a pesquisa e que esse seria também o tema do seu trabalho de conclusão de curso.

Além da presença de seu pai e de amigos, estiveram presentes na apresentação, a GM Valéria Wanderley, representando a Professora Udymar Pessoa, a GM Clea, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Natal e dois outros patrulheiros da equipe de serviço.

A seguir, a síntese do trabalho apresentado:

O presente trabalho consiste em uma avaliação de eficácia do processo de implementação da Patrulha Maria da Penha em Natal/RN (2020-2021), programa que visa garantir o cumprimento de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência, encaminhadas pelo sistema judiciário.  Para tanto, foram trabalhadas cinco dimensões: Gestão-concernente à eficácia quanto à capacidade de atendimento à demanda encaminhada pelo judiciário, monitoramento e transparência do programa, realização de palestras educativas em escolas e ao relacionamento da Patrulha com as outras instituições que compõem a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Recursos Humanos- para compreender se o efetivo é adequado em quantidade e qualificação para desenvolver as atividades propostas em lei. Capacitação- abordando a eficácia do treinamento que todo guarda deve ter para compor o destacamento da Patrulha Maria da Penha. Infraestrutura- para determinar a eficácia da Infraestrutura disponível para o desenvolvimento das atividades da Patrulha Maria da Penha. Por fim, Recursos Financeiros- almejando compreender se a dotação orçamentária do programa faz jus ao desenvolvimento de suas atividades. A violência contra a mulher é um expressivo problema público de ordem mundial, que se agravou durante a fase de lock down da pandemia da COVID-19; coincidindo com a fase de da Patrulha Maria da Penha em Natal/RN e ressaltando a pertinência do tema e a relevância da avaliação de políticas públicas de combate à violência contra a mulher. A pesquisa alcançou todas as envolvidas na gestão do programa, através do uso do survey e da entrevista semiestruturada, como parte do método qualitativo que permitiu captar as percepções individuais dos atores. Apesar de condições longe do ideal em alguns aspectos de sua implementação, pode-se reputar a Patrulha Maria da Penha em Natal/RN como um programa exitoso, considerado eficaz em seu processo de implementação. Mesmo com um resultado final positivo, visando o aprimoramento da eficácia do Programa, sugere-se algumas alterações, como a aquisição de mais uma viatura e dobrar o efetivo de guardas, bem como aumentar o corpo técnico a fim de expandir as atividades da Patrulha, uma vez que as dimensões predominantemente associadas ao fator humano foram avaliadas positivamente, mas as dimensões associadas aos insumos, não tiveram um bom desempenho.

Outros trabalhos acadêmicos sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha estão em fase conclusivas. Um deles é tese de pós-doutorado pela Universidade de Brasília – UNB, da antropóloga Dra Andressa Moraes.

Diante do exposto, o estudo científico conclui que a Patrulha Maria da Penha é uma política pública exitosa que beneficia dezenas de mulheres natalenses vítimas de violência, porém com um efetivo insuficiente que se desdobram para atender uma crescente demanda e que diante de sua relevância, essa política deveria contar com dotação orçamentaria própria, a fim de ser melhor estruturada. “Como que um programa tão bonito como esse depende de emenda parlamentar” “Por que de quarenta formados em curso, menos da metade fazem parte da equipe? Por que não se amplia esse efetivo?” Foram alguns dos questionamentos da pesquisa.

Sobre a ampliação do efetivo da Guarda Municipal do Natal, o Comandante da corporação, Supervisor Rozivam Valle já fez essa solicitação ao Prefeito Álvaro Dias, que já está avaliando junto a equipe técnica da Prefeitura, o impacto financeiro na folha de pagamento do município.

Nenhum comentário: