terça-feira, 27 de novembro de 2012

Operação combate poluição sonora no centro



Guardas municipais e fiscais ambientais abordaram e orientaram os comerciantes que desrespeitavam a lei.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) através do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) e em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) deflagrou na última quinta-feira (22) uma operação de combate a poluição sonora que abrangeu várias ruas do centro comercial da capital no bairro de Cidade Alta. Nesse primeiro momento a ação teve caráter educativo e contou com a presença da equipe técnica de fiscalização ambiental da Semurb.

O alvo dos fiscais foram os camelôs, vendedores ambulantes, carros de som e lojas comerciais que utilizam sistema de som fixado nas calçadas e emitindo ruídos acima do permitido por lei. Também foi combatida a invasão do passeio público, onde vendedores clandestinos de CDs e DVDs costumam exibir seus produtos limitando o direito dos cidadãos que fazem uso das calçadas.

Ambulantes foram advertidos para desocuparem o passeio público.
De acordo com o coordenador de Operações do GAAM/GMN, Elias Cordeiro, todos os comerciantes que se encontravam transgredindo a lei foram abordados e orientados sobre a ilegalidade do ato e suas consequências legais, como também foram notificados em caráter de advertência. “É importante saber que a utilização de equipamento sonoro é regulamentada por lei não sendo permitido o uso contínuo do som em altura superior ao que determina a legislação”, orientou.

Várias caixas de som foram encontradas emitindo ruídos em desacordo com a lei.
 O Supervisor Geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, informou que o esse tipo de prática fere a Lei 4.100/92 e o Código de Obras (lei 055/2004) constituindo falta grave, sujeita a multa e a apreensão de mercadorias ou produtos, como também da formalização da denúncia crime ao Ministério Público Estadual. “Inicialmente não houve nenhuma punição, porém vamos monitorar o local e em caso de descumprimento haverá recolhimento de material e aplicação de multa”, alertou.

A operação foi motivada por denúncias feitas na Semurb por cidadãos que fazem uso do centro comercial da cidade e se sentem prejudicados com a poluição sonora e a invasão das calçadas por parte de alguns ambulantes e comerciantes locais. A missão deve ser continuada nos próximos dias.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: