quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guardas municipais seguem em curso para porte de arma de fogo

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) vem dando prosseguimento ao Curso de Capacitação para Porte de Arma de Fogo de 37 guardas municipais. A formação vai concluir o processo de regularização do uso do armamento institucional de todos os integrantes da GMN, que estão sendo formados seguindo os parâmetros do convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN.

Atualmente, 327 agentes foram certificados e adquiriram o direito de portar arma de fogo dentro e fora do serviço no âmbito do estado. Outros 71 guardas tiveram sua documentação enviada no último mês a PF para aprovação e concessão do benefício legal, sendo que cerca de 80 agentes que passaram pelo curso estão com pendências de documentação, se fazendo necessário a devida quitação para serem enviadas à apreciação.

Com a formação dos últimos 37 agentes a GMN finaliza o processo de capacitação de todo o efetivo.
Segundo o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, a última turma voltada para a regularização do porte de arma tem previsão de conclusão planejada para julho, o que deve concluir a programação de formação inicial de todo o efetivo. “Estamos no final dessa primeira fase do processo de regularização do armamento de fogo da corporação, porém todo o efetivo deve anualmente passa por uma reciclagem de 80h, a fim de cumprir o que determinar a lei 10.823/03”.

A GMN trabalha com seu efetivo portando amamento de fogo desde sua fundação, no ano de 1991. A própria lei de criação a define como uma corporação uniformizada e armada. Hoje, 510 guardas municipais compõem as fileiras da instituição.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: