sábado, 21 de dezembro de 2013

Guardas municipais recebem treinamento no Aquário Natal


Treinamento amplia a eficiência do serviço desenvolvidos pelo GAAM/GMN.

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) passaram na última semana por um treinamento voltado ao manuseio e captura de animais silvestres. As instruções foram realizadas no Aquário Natal e ministradas pelo biólogo Douglas Silva, que pertence ao quadro profissional do Aquário.

O adestramento englobou informações sobre répteis, aves e animais aquáticos, focando para a maneira correta de captura, manejo e os procedimentos necessários entre o tempo de contenção do animal até a condução do mesmo a um local com técnicos para atendê-lo. Foi repassado subsídios para que o guarda municipal possa efetuar seu trabalho da forma mais eficiente possível, sem colocar a integridade do animal resgatado em perigo.

De acordo com o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, o treinamento possibilitou ao Grupamento uma visão mais ampliada do serviço de proteção à fauna da capital desenvolvido pelo corpo de agentes de ação ambiental da GMN. “Essa capacitação vem se somar aos conhecimentos pertinentes a temática ambiental, na qual o grupo está inserido e atua de forma ostensiva desenvolvendo diversas atividades ligadas às ocorrências no meio ambiente”, disse.

Foram abordadas informações sobre répteis, aves e animais aquáticos.
O comandante Ivanaldo informou ainda que quando o cidadão se deparar com qualquer tipo de animal silvestre fora do seu habitat natural deve entrar em contato com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), através do número de emergência 190. No local encontra-se presente uma equipe da GMN, além das representações das forças de segurança pública e defesa civil do RN. Os agentes emitem um chamado para que a viatura do GAAM/GMN mais próxima da área se desloque até o ponto onde acontece o fato.

“É importante que o cidadão não mexa com o animal e que o tenha sempre em seu campo de visão para possibilitar maior agilidade na captura por parte da guarnição da GMN”, concluiu.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: