terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Conselho de Segurança Pública e Defesa Social de Natal é regulamentado

O Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Comsemdes) teve regulamentação publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira (04). O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tem o objetivo de elaborar a política de segurança pública a ser empregada no âmbito da capital, sendo ele uma entidade permanente apta a deliberar, formular e controlar as medidas e técnicas utilizadas no combate e redução a violência no município.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, a iniciativa é mais uma ferramenta utilizada pela gestão municipal no intuito de reforçar o planejamento técnico voltado para ações integradas de preservação da ordem pública com foco na prevenção e repressão qualificada de atos de violência. “O Comsemdes integra representações dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além dos conselhos comunitários, que juntos vão pensar segurança pública e formular um plano técnico que garanta tranquilidade à população de Natal”, explicou.

O Comsemdes conta com participantes das secretarias municipais de Segurança Pública, Assistência Social, Meio Ambiente e Urbanismo, e Educação. Também fazem parte da entidade a Câmara Municipal, o Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Guarda Municipal do Natal, a Federação dos Conselhos Comunitários de Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato Estadual de Guardas Municipais (Sindguardas).



O órgão é presidido pelo chefe do Poder Executivo Municipal e tem como vice-presidente o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Todas as sessões realizadas pela entidade serão de caráter público e precedidas de ampla divulgação. Outro ponto importante é que os recursos financeiros para implantação e manutenção do Comsemdes estão previstos no orçamento do município, fornecendo ao órgão dotação orçamentária própria. “É um passo positivo para Natal e, principalmente para a sociedade que é a maior beneficiada com o Comsemdes”, concluiu o secretário Osório Jácome.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: