terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ações do Rope integram comunidade escolar e a Guarda Municipal do Natal

Crianças recebem palestras ministradas por guardas municipais
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem realizando um trabalho sistemático de aproximação e integração da Guarda Municipal do Natal (GMN) com a comunidade escolar no intuito de levar mais segurança para as unidades pedagógicas do município. Por meio da Ronda de Proteção Escolar da GMN, criada em novembro de 2014, os guardas municipais além de realizarem patrulhamento preventivo em áreas escolares, estão também promovendo palestras e mostras dos equipamentos utilizados pelos agentes no serviço diário.

Trabalho fortalece os laços de integração entre estudantes e guardas municipais
A última ação de integração aconteceu na sexta-feira (27) e no sábado (28) junto aos professores, pais, alunos e servidores dos Centros de Educação Infantil Terezinha de Jesus, Rosalba Dias, Maria Luiza, Mailde Ferreira Pinto, além da escolas municipais Antônio Severiano e Luiz Gonzaga. Os Agentes da Ronda de Proteção Escolar da GMN explicaram sobre o serviço realizado regularmente pelas equipes operacionais e a comunidade teve a oportunidade de manusear e conhecer equipamentos utilizados pelos guardas como colete balístico, pistolas de descarga elétrica, sprays de pimenta, e materiais de proteção individual.
Objetivo do Rope/GMN é zelar pela segurança da comunidade escolar

A mostra contou com a apresentação e funcionamento do micro-ônibus de videomonitoramentro da GMN, composto de telões para captar imagens de câmeras de segurança e foi explicada a importância dos equipamentos para inibir ações criminosas. As crianças também puderam entrar nas viaturas de patrulhamento e acionar o intermitente conhecendo todo o âmbito interno dos veículos.

São 145 escolas e CMEIs patrulhados pelo Rope
De acordo com o coordenador da Ronda de Proteção Escolar da GMN, Bruno Tavares, a aproximação dos guardas municipais com a comunidade escolar reflete em maior participação e integração de todos possibilitando que as ações de segurança dentro e fora das unidades sejam mais eficientes. “Implementamos e estamos cada vez mais fortalecendo um modelo de policiamento comunitário que vem dando certo e inibindo diversos delitos dentro e fora das escolas, como também criando uma rede onde os envolvidos estão motivados para garantir a segurança de todos”, explicou.

Eventos contam com a segurança da GMN
A Ronda de Proteção Escolar da GMN trabalha com a missão de promover segurança preventiva para 145 escolas e centros de educação infantil espalhados pelas quatro zonas administrativas de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: