segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Audiência pública busca integrar os sistemas de informação em segurança pública

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Natal comentou sobre o Rede Segura, que vai ser monitorado pela Guarda Municipal.

A Câmara Municipal do Natal realizou nesta segunda-feira(23), por iniciativa do vereador Enildo Alves (PSB), uma audiência pública para discutir e apresentar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Ciosp).


O diretor do Ciosp, Major Carlos Macêdo, destacou a importância de um sistema digital que integra a Defesa Civil Pública no Estado na busca por proteger e salvar vidas. O sistema tecnológico utilizado pelo Ciosp funciona desde 2006 integrando as chamadas emergenciais em um único número de telefone e distribuindo para todos os órgãos envolvidos naquela emergência. Além disso, o Ciosp possui um sistema de 23 câmeras de videomonitoramento na Praia de Ponta Negra até a orla da Redinha.

Além da capital, o Centro integrado atua na região Metropolitana. O teleatendimento possui 16 cabines com o atendimento feito por policiais militares, civis, servidores do corpo de bombeiros e Itep. De acordo com o Major, o trabalho feito no Ciosp é referência para outras cidades do país atendendo cerca de 8.000 chamadas diárias. “Conseguimos evitar 18 suicídios através dos vídeos monitorados. Para mim, todo o investimento neste sistema foi pago no momento em que salvamos uma vida”, ressalta.

Está prevista a entrada em operação do programa Rede Segura, que será coordenado pela Guarda Municipal de Natal e terá como objetivo combater a criminalidade através de um sistema de comunicação analógico por rádio ligado a condomínios, lojas, hotéis e táxis.

De acordo com o diretor do Ciosp, não houve uma comunicação no sentido de integrar o Programa Rede Segura ao Ciosp. “O Ciosp hoje está preparado para agregar qualquer outro órgão que trabalha com a defesa pública. Temos três cabines de teleatendimento disponíveis para a integração de outros órgãos”, informa.

O secretário de Defesa do Município, Sérgio Leocádio, afirmou que o sistema da Rede Segura é um produto e uma filosofia distinta. “Não vim aqui para falar sobre o Rede Segura, mas para conhecer o Ciosp. O rede segura não concorre com o Ciosp, além de ser um outro tipo de comunicação que é aberta a toda a sociedade”, explica.

O Diretor do Ciosp afirma que não precisa de um sistema analógico, já que o mundo está interligado em uma linguagem digital. “Não sei como as viaturas vão atender a rede segura, já que não se integraram ao Ciosp. Os meus operadores não sabem como responder a este sistema”, afirma.

Para o vereador Enildo Alves, deve haver uma integração entre os sistemas com vista a buscar uma segurança pública mais efetiva. ”Acredito que deve haver a integração da Rede Segura com o sitema do Ciosp. Vamos levar para a prefeitura e certamente essa integração deve acontecer, já que estamos cada vez mais próximos do grande evento mundial que é a Copa de 2014”, opina.


Texto: Assecom CMN.

3 comentários:

Anônimo disse...

O problema do Major é outro,nada mais,nada menos do que ciume,pois a Guarda Municipal de Natal, entidade civil que atua no âmbito da Segurança Urbana do município,está coordenando o Rede Segura,e os militares não suportam sequer cogitar a possibilidade de civis atuando efetivamente e se destacando na segurança pública.Simples , resolvido o dilema.

Anônimo disse...

De acordo com o diretor do Ciosp, não houve uma comunicação no sentido de integrar o Programa Rede Segura ao Ciosp. “O Ciosp hoje está preparado para agregar qualquer outro órgão que trabalha com a defesa pública. Temos três cabines de teleatendimento disponíveis para a integração de outros órgãos”, informa.

Cabe, ao idealizador do Rede Segura confirma para todos se houve a integração com a PM.

VC É A FALVO OU CONTRA O REDE SEGURA, NO MODELO ATUAL?

julião disse...

em relação ao comentario do anônimo disse n.1: respeito a opinião do amigo(a),mas se for membro da gmn,não vamos procurar conflitos com policiais militares,eles fazem partes da familia segurança publica,e deixem o secretário e seus asessores resolverem estes conflitos,que na verdade eles estão temporamente no cargo,e nós estamos para toda vida,o que está em jogo é imagem da corporação,que é bem vista pela policia militar,sobre a resposta da pergunta,sou contra,motivo:mas 70 escolas municipais,apenas uma tem segurança,a do caic satelite,mais de 100 postos saude,apenas um com segurança,centro clinico da rebeira,só damos segurança total nos postos auto-atendimento que são 07,um abraço,gm julião.