quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Trilhas naturais do Parque da Cidade contam com segurança da GMN

Os guardas municipais garantem a segurança dos grupos nas trilhas de vegetação
Os visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte que desejam fazer as trilhas naturais dentro da unidade de conservação ambiental estão contando com a segurança dos agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN). Os trajetos dentro da mata nativa são acompanhados por guardas municipais no intuito de evitar possíveis delitos contra os grupos que participam das trilhas, como também para evitar qualquer ação que agrida a fauna e a flora natural.

As trilhas naturais disponíveis ao público e patrulhadas pelos guardas municipais são quatro, sendo as mesmas diferenciadas pela distância do percurso. Na trilha Embaúba são 1.600 metros, na Preá, 800 metros, na Bromélia, 300 metros, e na Campo o trajeto é de 280 metros. “Todas as trilhas permitem ao visitante conhecer o ecossistema da região como a fauna e a flora, e isso de maneira segura, já que essas ações dentro da vegetação nativa contam sempre com a segurança de guardas municipais treinados”, comentou a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria.
Guardas municipais acompanham os visitantes durante todo o trajeto das trilhas

Durante o percurso, guias do setor de Manejo Ambiental do Parque da Cidade orientam os grupos passando informações importantes sobre o habitat, tudo no sentido de promover a consciência ambiental das pessoas participantes do passeio, que deve ser previamente agendado na biblioteca do Parque ou pelo telefone 3232-3207. “É importante lembrar que as trilhas de vegetação estão sendo realizadas todos os sábados a partir das 7h”, alertou a coordenadora do Gaam/GMN.

O trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal é efetivado com guardas municipais em patrulhamento a pé e com viatura de apoio, sendo esta localizada na área pavimentada. Os guardas municipais inseridos no serviço de segurança das trilhas mantêm contato com as equipes externas via rádio comunicador, o que possibilita medidas rápidas de reforço caso necessário.

Além das trilhas naturais, o Parque da Cidade dispõe de outras cinco trilhas pavimentadas: Pau Brasil (1.360m), Pôr-do-Sol (640m), Vento (600m), Nascente (300m), e Torre (220m). Nessa situação, os espaços são abertos ao público de domingo a domingo das 05h às 18h.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: