quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Agentes mirins ambientais de Natal participam do projeto “Meu corpo fala, será que você entende”

Foi trabalhado com os alunos do Amana a função dos cinco sentidos
As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) participaram das atividades desenvolvidas pela equipe do projeto de extensão da UFRN denominado “Meu corpo fala, mas será que entendo?”. Na ocasião, os alunos do Amana puderam conhecer melhor a função dos cinco sentidos humanos, além de terem de maneira lúdica uma aula de fisiologia apontando os sistemas responsáveis por cada uma das sensações sentidas pelo homem.

As atividades da ação de extensão da UFRN foram divididas em dois momentos distintos, sendo o primeiro composto por dinâmicas de grupo e aplicação de questionários onde foram pesquisados os temas de maior interesse dos agentes mirins ambientais. Já no segundo encontro, foi aplicado uma ação didática com apresentação de eslaides, diálogos em grupos e a realização de experimentos práticos.

No campo da visão, os profissionais e alunos da UFRN abordaram informações importantes como a formação da imagem e as partes do olho humano, como córnea, íris, nervo óptico, cristalino e retina. Em relação a gustação, as crianças do Amana entenderam melhor a função do botão gustativo da língua, como também a origem dos sabores, a exemplo do azedo, amargo, doce e salgado.

O guarda municipal e coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, ressaltou a importância das informações repassadas pela equipe da UFRN apontando que a visão de conhecimento dos alunos do Amana é ampliada. “A UFRN é um parceiro que sempre vem dando apoio as atividades do Amana. Juntos podemos contribuir ainda mais na formação cidadã dessas crianças”, falou.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova. Os alunos recebem duas vezes por semana, instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

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