quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Agentes mirins ambientais de Natal trabalham conscientizam no trânsito

Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal é operado pela Guarda Municipal
O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), operado pela Guarda Municipal (GMN), está realizando uma sequencia de atividades direcionadas a informar e conscientizar as crianças atendidas pela ação de segurança preventiva mantida pela Prefeitura no tocante a segurança no trânsito. As ações englobam roda de conversa, distribuição de cartilhas educativas, palestras e trabalhos produzidos pelos próprios agentes mirins.

As atividades contam com o apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que foram responsáveis por conduzir a roda de conversa e pela distribuição de cartilhas informativas que vão contribuir com o aprendizado dos alunos do Amana. As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a temática do trânsito com uma palestra que foi ministrada pela pedagoga Luzia Fernandes, abordando o assunto: “Educando as crianças para um trânsito seguro”.

Nessa nova fase do trabalho, os agentes mirins estão sendo orientados pelos instrutores da Guarda Municipal do Natal a produzirem desenhos, frases e cartazes mostrando o que para eles seria um trânsito ideal. As obras produzidas pelas crianças são direcionadas a apontar medidas que possam gerar paz no trânsito, além de busca a humanização entre todos os atores envolvidos na construção do tráfego.

De acordo com o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas, os trabalhos produzidos pelos agentes mirins vão ser colocados numa exposição sobre o trânsito que deve ser organizada pela STTU. “O trânsito influencia muito na qualidade de vida das pessoas, portanto, falar de trânsito também é falar de meio ambiente”, comentou.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova.

Os alunos recebem duas vezes por semana instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: