quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Oitenta guardas municipais iniciam curso de atuação policial frente aos grupos vulneráveis e violência contra a mulher

Curso faz parte da qualificação permanente do efetivo da GMN
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou uma nova capacitação voltada aos guardas municipais da capital. Dessa vez 80 agentes estão participando de dois cursos no módulo academia via sistema de educação à distância (EAD) promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

A capacitação compreende os cursos de “Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis” e “Atendimento às Mulheres em situação de Violência”, ambos com carga horária de 60h/aula cada. O objetivo da qualificação é proporcionar aos guardas municipais melhor conhecimento e atuação dentro dos padrões dos direitos humanos e da legislação em vigor quando se depararem com ocorrências que tenham como vítimas mulheres ou pessoas que fazem partem dos grupos com vulnerabilidade social.

No caso do curso de “Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis” os guardas municipais estão tendo informações sobre os conceitos de grupos vulneráveis e minorias; procedimentos de segurança pública frente a esses grupos, a pessoa idosa e população de rua; além do atendimento policial em situações envolvendo a pessoa com deficiência, crianças e adolescentes.

Já no curso de “Atendimento às Mulheres em situação de Violência”, os agentes da GMN estão obtendo conhecimento sobre dados estatísticos e as causas da violência contra a mulher; os tipos de violência e os mitos envolvendo esse tipo de delito; como também os aspectos legais de atuação e os procedimentos ao se depararem com vítimas de violência; e informações relevantes sobre a Lei Maria da Penha.

O sistema de curso à distância no Módulo Academia tem outros dois pontos positivos para a corporação, sendo o primeiro que a carga horária pode ser utilizada para abater as horas do Estágio de Qualificação Profissional determinado no convênio de Cooperação Técnica referente ao porte de arma de fogo dos integrantes da GMN, firmado entre a Prefeitura do Natal e a Polícia Federal. E o segundo é que as turmas são compostas apenas por guardas municipais, o que possibilita melhor acompanhamento, interação e troca de experiências.

Atualmente a GMN é a única guarda municipal do Rio Grande do Norte em que seus integrantes possuem porte de arma de fogo dentro e fora do serviço. Para isso a Prefeitura da capital formalizou um convênio junto ao Departamento de Polícia Federal do Estado regulamentando a situação. O guarda municipal de Natal passa por capacitação anual de 80h, inclusive com treinamento de tiro prático com arma de fogo, e a cada dois anos todo o efetivo é submetido a exame psicológico.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: