sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Carnaval de Natal contou com emprego de unidade móvel de videomonitoramento da GMN

Micro-ônibus equipado com câmeras de segurança foi infiltrado entre os foliões
Este ano o Carnaval da capital contou com um novo equipamento direcionado a segurança dos foliões. A Guarda Municipal do Natal (GMN) utilizou durante todos os dias da festividade uma unidade móvel de videomonitoramento. O micro-ônibus equipado com sistema de câmeras e monitores de vídeo foi infiltrado nos locais onde aconteciam os shows carnavalescos, possibilitando a captação de imagens, a vigilância de qualquer ato de criminalidade na área e o acionamento rápido das guarnições da GMN que se encontravam em patrulhamento.

Imagens captadas pelo sistema da unidade móvel da GMN
O sistema móvel de câmeras de segurança foi utilizado pela Prefeitura com intuito de inibir ações delituosas no meio da folia, identificando preventivamente possíveis tumultos e permitindo que os guardas municipais e o aparato de segurança envolvido no evento pudessem agir de forma rápida e eficiente. “A unidade móvel de vigilância por câmeras foi mais um equipamento que a Prefeitura empregou no sentido de ampliar a abrangência do efetivo de guardas municipais, pois dessa forma o raio de visão da segurança se tornou maior e consequentemente mais seguro”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes.

A unidade móvel operada pela GMN é composta de um micro-ônibus de videomonitoramento equipado com telas de visualização e câmeras com um sistema moderno de captação e arquivamento de imagens, que auxiliam as ações de policiamento ostensivo. O micro-ônibus funciona como um pequeno centro de comando e controle móvel com tecnologia avançada, contando com mastro telescópico fornecendo visão ampla superior do local monitorado, câmeras, iluminação de LED, no-breaks e impressoras.

O comandante da GMN, Michel Dantas, lembrou que todo o sistema de câmeras da unidade móvel é operado por guardas municipais que têm comunicação direta com as equipes de agentes que circulam patrulhando entre os foliões. “Dessa forma durante o carnaval conseguimos ter mais eficiência nos deslocamentos dos guardas para atender ocorrências”, informou.

Durante o carnaval de Natal o comando da GMN empregou agentes lotados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda de Proteção Escolar (Rope), Ronda de Proteção a Saúde (RondaS) e no Grupamento de Ação Ambiental (Gaam).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: