segunda-feira, 4 de junho de 2018

Guarda Municipal completa 27 anos de atuação na segurança pública da capital

Guarda Municipal do Natal foi criada no ano de 1991

A Guarda Municipal do Natal (GMN) completa nesta segunda-feira (04), 27 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital do RN. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000, a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública e preservação do patrimônio público, histórico e ambiental.

Com a demanda ampliada pela lei federal 13.022/2014, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva ampliando a atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), além de criar pelotões específicos como a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda da Saúde (RondaS), que agem na segurança preventiva das escolas municipais e das unidades de saúde pertencentes ao município.

A GMN deu um salto na atuação durante o último ano com investimentos que viabilizaram a aquisição de 10 novas motocicletas de patrulhamento, novas viaturas operacionais locadas por meio de convênio com as secretarias municipais de Saúde e Educação, aquisição de rádios digitais portáteis de comunicação, além da regularização dos procedimentos de qualificação do efetivo e da análise psicológica dos agentes, de modo a manter a legalização do porte de arma de fogo da instituição.

Os guardas municipais também tiveram avanços nas condições salarias com o decreto de equiparação salarial e nivelamento da Guarda Municipal assinado e sancionado pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Todo o efetivo recebeu uniforme operacional novo e os projetos de segurança preventiva operados pela GMN, como o Programa Semente Cidadã e o Agente Mirim Ambiental de Natal, contaram com investimentos de equipamentos e fardamentos.

Com a prorrogação do prazo alcançado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) no tocante ao convênio de estruturação da GMN com o Ministério da Justiça foi possível equipar a corporação com novos computadores, ar-condicionado e outros equipamentos importantes para o desenvolvimento das ações da instituição. Também estarão chegando novos veículos de patrulhamento para reforçar ainda mais o serviço preventivo de ronda na capital.

A GMN também ampliou sua atuação com assento permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras. Adquiriu pistolas calibre 380 e espingardas calibre 12.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, falou da importância da instituição dentro do município de Natal e parabenizou a corporação e seus integrantes enaltecendo o compromisso da instituição com a segurança do cidadão. “É uma data importante, pois a Guarda Municipal tem um papel na segurança pública de extrema necessidade, principalmente nas ações de prevenção à violência, na defesa do cidadão e no apoio ao cumprimento das atividades legais desenvolvidas pelas secretarias do município. Natal tem orgulho de sua Guarda”, ressaltou.

Já o comandante da GMN, Alberfran Câmara, pontuou os avanços da corporação como a compra de material bélico e a construção de uma nova armaria, além de lembrar do respeito social que a GMN tem da sociedade. “Hoje é um dia para comemorar, mostrar o que já avançamos e renovar as esperanças em dias melhores que estão sendo construídos diariamente com o nosso trabalho. A GMN cresceu e vai seguir assim ampliando e melhorando o serviço de segurança pública”. concluiu o comandante.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: